Indústria

Reunião anual da OICA será no Brasil pela primeira vez

Encontro será dias 26 e 27 de outubro em São Paulo. Presidente da entidade teve participação online no seminário da Anfavea.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, aproveitou o seminário “Conduzindo o futuro da eletrificação no Brasil”, que reuniu autoridades e os principais executivos do setor em Brasília esta semana, para anunciar que a reunião anual da poderosa OICA, Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores, terá sua edição 2023 realizada no Brasil.

O encontro será nos dias 26 e 27 de outubro em São Paulo, em local ainda a ser definido. John Bozzela (foto acima), o presidente da entidade que representa associações automotivas de 37 países, incluindo todos os grandes centros fabricantes de automóveis na Europa, Américas e Ásia, teve participação online na abertura do evento da Anfavea.

Na ocasião, ao falar sobre as ações de descarbonização em curso no mundo todo, disse que o importante é um futuro limpo. “Não achamos que todos os países devem adotar a mesma tecnologia”, comentou Bozzella, admitindo que há caminhos diferentes a serem trilhados, envolvendo políticas específicas por região ou país de acordo com características locais.

Na avaliação do presidente da OICA, o fundamental é haver uma colaboração global, envolvendo indústria e governos, para que as melhores práticas sejam disseminadas, com benefícios ao meio ambiente no contexto mundial. Na mesma linha, o presidente da Anfavea destacou na abertura do seminário sobre eletrificação no Brasil que “cada montadora tem sua tecnologia, o importante é o desenvolvimento do País”.

LEIA MAIS

Previsibilidade, a palava da vez no setor automotivo

Governo vai incentivar produção de baterias elétricas

Governo descarta ampliar programa de descontos para veículos

Além de reunir números globais do setor, a OICA trabalha em prol da inovação tecnológica em difentes áreas, “buscando a harmonização global dos padrões ambientais e de segurança para beneficiar todos os países”, conforme destaca em seu site.

Presidente da Auto Innovators (Aliança para Inovação Automotiva), dos Estados Unidos, Bozzella assumiu a OICA em 2021, sucedendo Fu Binfeng, o representante da CAAM, Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. A redução das emissões dos automóveis e das fábricas de automóveis em todo o mundo é foco principal hoje da entidade.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás