Mercado

Apesar dos descontos, número de emplacamentos caiu

Na quinzena, queda é de 24%. Anfavea diz que reflexo nos emplacamentos deve ocorrer na semana que vem.

O programa de descontos para automóveis até R$ 120 mil efetivado por medida provisória no dia 6 de junho, véspera do feriado de Corpus Christy, ainda não se refletiu nos emplacamentos do mercado brasileiro. Dados preliminares indicam venda de 58.213 unidades na primeira quinzena de junho, ante as 76.774 do mesmo período de maio, queda de 24%.

Com relação aos primeiros 15 dias do mesmo mês de 2022 (69.852), o decréscimo é próximo de 17%. A média diária de vendas, que foi de 5.821 na primeira quinzena do mês passado, registra idênticos índices de retração. Segundo fontes do mercado, por causa do feriado de Corpus Chrysty as compras com desconto só começaram a ser encaminhadas na última segunda-feira, 12.

E como lembrou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, no seminário de eletrificação realizado em Brasília esta semana, entre o ato da compra e o emplacamento são necessários alguns dias, ou seja, o movimento favorável deste início de mês só deve refletir nos números de licenciamento a partir da semana que vem.

Outro dado a ser considerado, conforme análise da Bright Consulting, é que o mês de junho começou extremamente devagar por causa do atraso na publicação da medida provisória MP 1.175. “As vendas da primeira quinzena refletem essa insegurança, mas deverão acelerar a partir de agora”, com Paulo Cardamone, CEO da consultoria.

Também importante destacar, segundo o executivo, que houve um período de cancelamento de notas fiscais de veículos vendidos com as condições anteriores à MP e que agora estão sendo refaturados com os valores reduzidos, ou seja, o emplacamento ainda está por vir.

LEIA MAIS

→Fiat amplia lista dos modelos com desconto do governo

Governo descarta ampliar programa de descontos para veículos

A Fiat segue firme na liderança, mas teve participação reduzida de 22% para 18,8%. Na sequência vêm General Motors, com fatia de 16,1%, e Volkswagen, com 15,4% (veja abaixo as dez marcas mais vendidas no País)

Emplacamento Acumulado: Jun/2023
Marca Volume Share
FIAT 10.932 18,8%
CHEVROLET 9.396 16,1%
VOLKSWAGEN 9.047 15,5%
TOYOTA 7.443 12,8%
HYUNDAI 3.613 6,2%
HONDA 2.998 5,2%
JEEP 2.944 5,1%
NISSAN 2.527 4,3%
RENAULT 1.859 3,2%
CHERY 1.186 2,0%

Foto: Divulvgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás