Mercado

Apesar dos descontos, número de emplacamentos caiu

Na quinzena, queda é de 24%. Anfavea diz que reflexo nos emplacamentos deve ocorrer na semana que vem.

O programa de descontos para automóveis até R$ 120 mil efetivado por medida provisória no dia 6 de junho, véspera do feriado de Corpus Christy, ainda não se refletiu nos emplacamentos do mercado brasileiro. Dados preliminares indicam venda de 58.213 unidades na primeira quinzena de junho, ante as 76.774 do mesmo período de maio, queda de 24%.

Com relação aos primeiros 15 dias do mesmo mês de 2022 (69.852), o decréscimo é próximo de 17%. A média diária de vendas, que foi de 5.821 na primeira quinzena do mês passado, registra idênticos índices de retração. Segundo fontes do mercado, por causa do feriado de Corpus Chrysty as compras com desconto só começaram a ser encaminhadas na última segunda-feira, 12.

E como lembrou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, no seminário de eletrificação realizado em Brasília esta semana, entre o ato da compra e o emplacamento são necessários alguns dias, ou seja, o movimento favorável deste início de mês só deve refletir nos números de licenciamento a partir da semana que vem.

Outro dado a ser considerado, conforme análise da Bright Consulting, é que o mês de junho começou extremamente devagar por causa do atraso na publicação da medida provisória MP 1.175. “As vendas da primeira quinzena refletem essa insegurança, mas deverão acelerar a partir de agora”, com Paulo Cardamone, CEO da consultoria.

Também importante destacar, segundo o executivo, que houve um período de cancelamento de notas fiscais de veículos vendidos com as condições anteriores à MP e que agora estão sendo refaturados com os valores reduzidos, ou seja, o emplacamento ainda está por vir.

LEIA MAIS

→Fiat amplia lista dos modelos com desconto do governo

Governo descarta ampliar programa de descontos para veículos

A Fiat segue firme na liderança, mas teve participação reduzida de 22% para 18,8%. Na sequência vêm General Motors, com fatia de 16,1%, e Volkswagen, com 15,4% (veja abaixo as dez marcas mais vendidas no País)

Emplacamento Acumulado: Jun/2023
Marca Volume Share
FIAT 10.932 18,8%
CHEVROLET 9.396 16,1%
VOLKSWAGEN 9.047 15,5%
TOYOTA 7.443 12,8%
HYUNDAI 3.613 6,2%
HONDA 2.998 5,2%
JEEP 2.944 5,1%
NISSAN 2.527 4,3%
RENAULT 1.859 3,2%
CHERY 1.186 2,0%

Foto: Divulvgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Montadora aumenta importações de suas fábricas na China e puxa invasão de marcas chinesas concorrentes.…

% dias atrás

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Mercado de ônibus cresce acima de 24% no primeiro quadrimestre

Programa da Caminho da Escola e recuperação do transporte público impulsionam as entregas

% dias atrás

Acea: venda de veículos comerciais recua 12% no 1º trimestre.

Na Europa, apenas o segmento de ônibus encerrou o período em crescimento

% dias atrás