Indústria

MDIC oficializa participação da Anfavea no CNDI

Geraldo Alckmin diz que Rota 2030 será debatida no âmbito do recriado Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

Desativado há sete anos, acaba de ser reativado o CNDI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, colegiado composto por 21 instituições da sociedade civil e 21 órgãos federais, que será responsável pela elaboração de uma nova política industrial brasileira.
Recriado nesta segunda-feira, 16, pela portaria GM/MDIC Nº 162, o CNDI terá participação da Anfavea entre as 16 entidade do setor industrial, além de  três centrais sindicais (CUT, Força e UGT), da Embraer e do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). A sua primeira reunião ocorrerá no próximo mês.

A importância desse conselho, criado em 2004 e desativado pelo governo anterior, foi destacada pelo vice-presidente e do MDIC, Geraldo Alkmin, no seminário sobre eletrificação veicular promovido pela Anfavea na semana passada, dia 14, em Brasília.  O ministro, inclusive, deixou claro que o Rota 203o será debatido no âmbito do CNDI.

De um total de sete missões do conselho, a quinta trata de descarbonização da indústria, viabilização da transição energética e bioeconomia. Entre os seus objetivos está a consolidação e expansão da produção nacional de biocombustíveis, com o domínio de diferentes rotas tecnológicas, como por exemplo combustível limpo de aviação.

LEIA MAIS

Caminhões: programa de desconto do governo não decola.

Governo já liberou R$ 170 milhões para descontos dos carros

Além disso, também em vista o desenvolvimento da química verde e o domínico de rotas tecnológicas de hidrogênio de baixo carbono, ocupando elos na fronteira de produção de baterias. Também em foco adensar a cadeia e dominar tecnologias críticas à produção de energia solar e eólica, dominar tecnologias da economia circular e ampliar a pesquisa, o desenvolvimento e o uso da energia nuclear como fonte energética de forma coordenada com outras aplicações.

Entre as 16 endidades industriais que compõem o CNDI, além da Anfavea, estão a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e a  União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

A portaria também define uma relação de 16 instituições convidadas a participar das reuniões do conselho, mas sem direito a voto. Entre  elas o Sindipeças, que representa os fornecedores de autopeças instalados no Brasil.

Com relação às demais missões do CNDI, estão Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar e nutricional,  Complexo da saúde resiliente para assegurar o acesso da população, Infraestrutura sustentável para a integração produtiva, Indústria Brasileira para a economia digital, Tecnologias e bens críticos para a soberania e a defesa nacionais e Moradia e mobilidade sustentáveis para o bem-estar nas grandes cidades.


Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás