Indústria

MDIC oficializa participação da Anfavea no CNDI

Geraldo Alckmin diz que Rota 2030 será debatida no âmbito do recriado Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

Desativado há sete anos, acaba de ser reativado o CNDI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, colegiado composto por 21 instituições da sociedade civil e 21 órgãos federais, que será responsável pela elaboração de uma nova política industrial brasileira.
Recriado nesta segunda-feira, 16, pela portaria GM/MDIC Nº 162, o CNDI terá participação da Anfavea entre as 16 entidade do setor industrial, além de  três centrais sindicais (CUT, Força e UGT), da Embraer e do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). A sua primeira reunião ocorrerá no próximo mês.

A importância desse conselho, criado em 2004 e desativado pelo governo anterior, foi destacada pelo vice-presidente e do MDIC, Geraldo Alkmin, no seminário sobre eletrificação veicular promovido pela Anfavea na semana passada, dia 14, em Brasília.  O ministro, inclusive, deixou claro que o Rota 203o será debatido no âmbito do CNDI.

De um total de sete missões do conselho, a quinta trata de descarbonização da indústria, viabilização da transição energética e bioeconomia. Entre os seus objetivos está a consolidação e expansão da produção nacional de biocombustíveis, com o domínio de diferentes rotas tecnológicas, como por exemplo combustível limpo de aviação.

LEIA MAIS

Caminhões: programa de desconto do governo não decola.

Governo já liberou R$ 170 milhões para descontos dos carros

Além disso, também em vista o desenvolvimento da química verde e o domínico de rotas tecnológicas de hidrogênio de baixo carbono, ocupando elos na fronteira de produção de baterias. Também em foco adensar a cadeia e dominar tecnologias críticas à produção de energia solar e eólica, dominar tecnologias da economia circular e ampliar a pesquisa, o desenvolvimento e o uso da energia nuclear como fonte energética de forma coordenada com outras aplicações.

Entre as 16 endidades industriais que compõem o CNDI, além da Anfavea, estão a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e a  União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

A portaria também define uma relação de 16 instituições convidadas a participar das reuniões do conselho, mas sem direito a voto. Entre  elas o Sindipeças, que representa os fornecedores de autopeças instalados no Brasil.

Com relação às demais missões do CNDI, estão Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar e nutricional,  Complexo da saúde resiliente para assegurar o acesso da população, Infraestrutura sustentável para a integração produtiva, Indústria Brasileira para a economia digital, Tecnologias e bens críticos para a soberania e a defesa nacionais e Moradia e mobilidade sustentáveis para o bem-estar nas grandes cidades.


Foto: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás