Produto

Renault Rafale híbrido terá versão de 300 cavalos com tração 4×4

SUV cupê chegará ao mercado europeu no primeiro semestre de 2024

A Renault prepara a chegada de mais um de seus  “soldados” para brigar pelo segmento de automóveis médios na Europa. No último domingo, 18, durante o salão aéreo de Paris, apresentou oficialmente o Rafale, seu segundo SUV cupê e cujo nome faz referência a um conhecido vento na França, também adotado em aviões franceses. Chegará ao mercado no primeiro semestre do ano que vem, porém.

Além de incorporar a  nova identidade visual do veículos da marca, o modelo reforça o interesse na montadora nessa faixa de mercado — de maior lucratividade do que de produtos menores e mais baratos —, para o qual já tem representantes como, por exemplo, o Austral e o Espace, com os quais, não por coincidência, compartilha a plataforma CMF-CD, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e muitos componentes.

“O Rafale é o novo líder de esquadrão da Renault”, exaltou Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

O modelo, que a exemplo dos dois outros SUVs será fabricado em Palencia, na Espanha, mede 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura e tem exatamente o mesmo entre-eixo do SUV de sete lugares Espace: 2,74 metros, o que, sem a erceira ifleira de bancos, assegura um amplo espaço interno para os ocupantes.

Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a segunda tela vertical de 12 polegadas do multimídia, conjunto já visto em outros modelos da marca, como no Austral e Espace, mais uma vez. Mas há ainda a opção de head-up display de 9,3 polegadas com projeção das informações no para-brisa e um  sofisticado teto panorâmico de grandes dimensões e inteligente.

Desenvolvido pela Saint-Gobain, o AmpliSky, por exemplo, tem a capacidade de escurecimento automático por segmentos. Por meio de movimentação de célula via campos elétricos, pode-se escurecer só a parte dianteira, até o meio ou apenas a parte traseira. Além do interruptor convencional, as funções do teto panorâmico podem ser acionadas via comando de voz.

O Rafale chegará às revendas europeias inicialmente com propulsão híbrida  E-Tech de 200 cv, que congrega um motor a gasolina 1.2 turbo de três cilindros, de 130 cv, com dois elétricos, um de 70 cv  e outro de 34 cv. Uma versão plug-in com tração integral e 300 cv,com mais u m motor adicionado no eixotraseiro, já está sendo preparada e será lançada na sequência.

A Renault destaca 32 sistemas de auxílio à condução, segurança e estacionamento. Tem, por exemplo, o sistema 4Control Advanced: em alta velocidade ou em curvas acima de 50 km/h, as rodas traseiras do Rafale giram até 1 grau na mesma direção que as rodas dianteiras, o que ajuda na dirigibilidade, e no sentido contrário em até 5 graus quando em manobras.

LEIA MAIS

→ Bruno Hohmann nomeado vice-presidente global de vendas da Renault

→ Mesmo com incentivos às vendas, Renault concederá férias coletivas e reduzirá produção no Paraná


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás