ARAM foi a décima marca de veículos comerciais leves mais vendida do mercado interno em 2022. As 5.053 picapes que negociou representaram 1,3% do segmento de utilitários, o que, segundo a Fenabrave, inclui também vans e furgões, produtos que a marca norte-americana não produz.
Parecem números e participações tímidas, mas são as melhores da curta história da RAM no Brasil. Esses resultados, entretanto, estão sendo rapidamente pulverizados. Nos primeiros cinco meses de 2023, as vendas já ultrapassaram as 4 mil unidades e a participação subiu para 2,5%, a oitava maior do segmento e apenas 0,1 ponto porcentual abaixo da Mitsubishi.
Após o segundo semestre, então, dificilmente a RAM não aparecerá bem à frente da concorrente japonesa e — a conferir — até mesmo ameaçando ou acima da Renault e Ford, atuais sexta e quinta colocadas, com, respectivamente, 5,4% e 5,5% do segmento, mas lançando mão também de furgões e vans.
Isso porque, a partir de agora, a marca norte-americana contará com uma quinta picape, além da Classic, 1500, 2500 e da topo de linha 3500. Na quinta-feira, 22, começa a pré-venda da Rampage, primeira picape brasileira genuinamente da marca — caso não se considere a Fiat Toro, que é exportada com o nome RAM para vários mercados da América Latina, e igualmente produzida em Goiana, PE.
Visando um público bem mais amplo e aplicações mais on e menos off road do que suas irmãs maiores, todas importadas, a Rampage custará bem menos. São cinco versões que partem da Rebel Turbo Diesel, a R$ 239.990,00, passando pela Rebel Hurricane a gasolina e Laramie Turbo Diesel, ambas por R$ 249.990,00, chegando à Laramie Hurricane 4 a gasolina por R$ 159.990,00 e a esportiva R/T Hurricane 4, também a gasolina, que custa R$ 269.990,00.
Todas com transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas.
O motor a gasolina de 2 litros e quatro cilindros, importado, desenvolve 272 cavalos e faz a Rampage acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 egundos e alcançar 220 km/h de velocidade máxima, as melhores marcas para uma picape no Brasil. Já motor a diesel é bem conhecido de outros produtos nacionais da Stellantis: também de 2 litros e 170 cv de potência.
Nas opções a diesel, a nova picape tem capacidade para até 1.015 kg de carga, contra 750 kg das versões a gasolina.
a gasolina.
Preços promocionais
A diferença entre a Rampage topo de gama R/T para a versão de entrada do modelo imediatamente superior, a Classic Laramie, é de nada menos do que R$ 88 mil e sublinha que a RAM agora quer, de fato, “falar” com outro público, muito distinto dos até agora compradores da marca. O desembolso a menos é para lá de significativo, equivale a, por exemplo, um carro compacto.
Os preços anunciados pela RAM nesta segunda-feira, 19, em evento nacional em São Paulo, entretanto, são promocionais. Os valores serão majorados após a pré-venda. Em quais porcentuais, Everton Kudejac, diretor comercial da marca, não revela.
Na verdade, a RAM oferecerá somente 2,5 mil unidades pelos preços temporários. As primeiras 500 picapes poderão ser compradas apenas pelo site da marca a partir das 10 horas da quinta-feira 22, com sinal obrigatório de R$ 1 mil e a vantagem do Pack Elite gratuito — único opcional em todas as versões — e que incorpora iluminação ambiente específica, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos.
Preços e versões
Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990,00
Rebel Hurricane 4 – R$ 249.990,00
Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990,00
Laramie Hurricane 4 – R$ 259.990,00
R/T Hurricane 4 – R$ 269.990,00
As 2 mil restantes serão negociadas imediatamente nas semanas seguintes até o fim de julho. A expectativa da RAM é entregar todas unidades negociadas na pré-venda até setembro. A largada oficial nas concessionárias, entretanto, está agendada para 17 de agosto, quando as 100 revendas nomeadas até lá — hoje s]ao 70 casas — promoverão test drives e ofertas especiais para os potenciais clientes.
Não será surpresa se os dois lotes da pré-venda se esgotarem rapidamente, já nos primeiros dias, a julgar pela própria projeção que a RAM tem de que a nova picape será um divisor de águas para seu desempenho comercial.
Kudejac aposta que a Rampage será a líder de vendas e arrisca até um número de emplacamentos por mês: “Devemos chegar a umas 2 mil unidades mensais, a partir do momento em que tivermos a produção em ritmo pleno, o que deve acontecer somente em outubro”, calculou.
Se assim for, já este ano a RAM pode mais que dobrar os licenciamentos recordes do ano passado, mesmo com a maior oferta da Rampage acontecendo apenas no último trimestre. Com isso, se alçar também ao primeiro lugar do segmento de marcas premium, no qual Kudejac inclui nomes como Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, Audi, Lexus e a atual líder BMW, dentre outros fabricantes.
O mix de vendas não trará grandes supresas, no entender do diretor comercial. As versões de entrada e intermediárias a gasolina e a diesel devem responder por cerca de 90% dos licenciamentos, com iguais participações. A R/T, naturalmente, responderia pelos 10% restantes. “Mas a demanda no período de pré-venda servirá também para termos índices mais preciso.”
Sem opcionais
Basicamente, a dúvida do consumidor entre uma ou outra versão no momento da compra se dará por conta da motorização e acabamento. Não há opcionais em qualquer uma das versões, além do pacote Elite. Fica a farta oferta de acessórios Mopar a alternativa para uma maior personalização de cada picape.
A Rampage é completa em recursos de conforto e segurança. No interior, bons revestimentos, inclusive couro, a depender da versão, e destaques para o quadro de intrumentos digital, multimídia vertical de 12,3 polegadas e ar-condicionado também digital. A caçamba tem abertura elétrica.
Estão disponíveis sete airbags para a proteção dos ocupantes e diversos sistemas como de comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
Toda Rampage tem garantia de 3 anos, mais extensão opcional de 12 a 24 para motor e câmbio, e acesso gratuito por 12 meses a todos os serviços do RAM Connect, pacote de conectividade que inclui segurança com monitoramento 24 horas, atualizações remotas e navegação inteligente, além do Wi-Fi embarcado.
Foto: Divulgação
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