Empresa

Com aumento de 52% nas vendas, VW comemora 25 milhões de veículos produzidos

Aos 70 anos, marca cresceu cinco vezes a média do mercado em 2023

Com a fabricação de um Novo Virtus na pioneira planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a Volkswagen acaba de atingir 25 milhões de veículos produzidos no Brasil. O número histórico coincide com os 70 anos da montadora aqui e a consolida como a maior fabricante de automóveis do País.

As comemorações acontecem também em momento positivo de mercado da Volkswagen, depois de um 2022 repleto de dificuldades produtivas. A falta de insumos e componentes afetou a oferta de veículos e, consequentemente, as vendas, sobretudo no primeiro semestre.

Mas de janeiro a maio deste ano, a marca já acumulou 108,6 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves,  crescimento de 52% ante o avanço de 10% da média do mercado.

Com isso, na mesma comparação, a participação cresceu quatro pontos porcentuais, de 10,4% para 14,4%. Se ocupava apenas a 5ª colocação no ranking de marcas há um ano, já retomou sua tradicional presença no pódio e agora aparece na 3ª posição, a menos de dois pontos porcentuais da GM.

Boa parte dessa recuperação se deve à ascensão do Polo, que, com a chegada em janeiro da versão Track, mais barata, alcançou a liderança do segmento de hatches pequenos pela primeira vez em maio, com mais de 7,6 mil unidades licenciadas.

LEIA MAIS

→ Polo ultrapassa Onix e VW suspende de vez o lay-off em Taubaté

→ Veja as montadoras que aderiram ao programa do carro mais barato

No acumulado dos primeiros cinco meses, já tem 27,7 mil unidades emplacadas, o que faz dele o terceiro carro mais vendido do País e o primeiro da marca.

Em igual período de 2022, menos de 1,8 mil unidades do hatch chegaram às ruas e o modelo era apenas o 48º colocado no ranking de automóveis de passeio.

Pioneirismo mundial

Dos 25 milhões de veículos que fabricou no Brasil, cerca de 4,17 milhões seguiram para outros países, ainda o maior volume já registrado por uma fabricante de veículos instalada aqui.

Inaugurada em 1959, a unidade da Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha e deu início à expansão global da montadora.

Depois dela, a empresa ergueu aqui a planta de veículos de Taubaté (1976) e de motores de São Carlos, ambas no Estado de São Paulo. Já em 1999, expandiu sua presença para o Paraná, com o fábrica de São José dos Pinhais.

A montadora encaminha atualmente na América Latina plano de investimento de R$ 7 bilhões iniciado no ano passado e que será concluído em 2026. Os recursos, além do lançamento de 15 veículos em quatro anos, se destinam a projetos de digitalização e descarbonização da produção.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás