Aos 70 anos, marca cresceu cinco vezes a média do mercado em 2023
Com a fabricação de um Novo Virtus na pioneira planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a Volkswagen acaba de atingir 25 milhões de veículos produzidos no Brasil. O número histórico coincide com os 70 anos da montadora aqui e a consolida como a maior fabricante de automóveis do País.
As comemorações acontecem também em momento positivo de mercado da Volkswagen, depois de um 2022 repleto de dificuldades produtivas. A falta de insumos e componentes afetou a oferta de veículos e, consequentemente, as vendas, sobretudo no primeiro semestre.
Mas de janeiro a maio deste ano, a marca já acumulou 108,6 mil licenciamentos de automóveis e comerciais leves, crescimento de 52% ante o avanço de 10% da média do mercado.
Com isso, na mesma comparação, a participação cresceu quatro pontos porcentuais, de 10,4% para 14,4%. Se ocupava apenas a 5ª colocação no ranking de marcas há um ano, já retomou sua tradicional presença no pódio e agora aparece na 3ª posição, a menos de dois pontos porcentuais da GM.
Boa parte dessa recuperação se deve à ascensão do Polo, que, com a chegada em janeiro da versão Track, mais barata, alcançou a liderança do segmento de hatches pequenos pela primeira vez em maio, com mais de 7,6 mil unidades licenciadas.
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No acumulado dos primeiros cinco meses, já tem 27,7 mil unidades emplacadas, o que faz dele o terceiro carro mais vendido do País e o primeiro da marca.
Em igual período de 2022, menos de 1,8 mil unidades do hatch chegaram às ruas e o modelo era apenas o 48º colocado no ranking de automóveis de passeio.
Pioneirismo mundial
Dos 25 milhões de veículos que fabricou no Brasil, cerca de 4,17 milhões seguiram para outros países, ainda o maior volume já registrado por uma fabricante de veículos instalada aqui.
Inaugurada em 1959, a unidade da Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha e deu início à expansão global da montadora.
Depois dela, a empresa ergueu aqui a planta de veículos de Taubaté (1976) e de motores de São Carlos, ambas no Estado de São Paulo. Já em 1999, expandiu sua presença para o Paraná, com o fábrica de São José dos Pinhais.
A montadora encaminha atualmente na América Latina plano de investimento de R$ 7 bilhões iniciado no ano passado e que será concluído em 2026. Os recursos, além do lançamento de 15 veículos em quatro anos, se destinam a projetos de digitalização e descarbonização da produção.
Foto: Divulgação
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