A Wings, empresa brasileira especializada em tecnologia automotiva, assinou contrato de cooperação com o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) para desenvolvimento e implementação de Inteligência Artificial para o VAI, plataforma de carro conectado para locadoras, seguradoras e concessionárias, entre outros negócios.
A ideia é tonar a plataforma mais assertiva, permitindo que o gestor da frota tenha acesso aos dados extraídos e interpretados dos veículos em tempo real, identificando situações de roubos e furtos ainda durante a ação.
“O grande diferencial da IA é o processamento de alto volume de dados com uma capacidade de interpretação e análise que um ser humano não possui. A ferramenta poderá, por exemplo, dizer que um carro está sendo conduzido por um motorista diferente do autorizado, com 97% de precisão. Isso ajuda a identificar roubos, desvio de políticas de uso de veículos de empresa e fraude na identificação de motoristas contratados”, explica João Marcelo Barros, co-fundador da Wings.
Com o uso da Inteligência Artificial o gestor da frota também poderá interagir com o sistema perguntando, por exemplo, quais os motoristas com melhor hábito de condução, o motivo do consumo de um carro específico ser inferior a outro, ou até mesmo solicitar alertas de veículos da frota parados por mais de 20 minutos, de maneira 100% interativa, assim como ocorre em sistemas como Chat GPT.
Foto: Divulgação/Wings