Mercado

Prestes a acabar, pacote do carro mais barato não atingirá seus objetivos

Alexander Seitz, da VW, diz que falta de previsibilidade pode gerar paradas de fábricas em julho e agosto

O total dos R$ 500 milhões de crédito tributário aprovado pelo governo federal para o pacote do carro mais barato deve acabar entre esta quinta-feira, 22, e sexta feira, 23, bem antes do prazo de quatro meses estimado na medida provisória (MP) 1.175 e sem contemplar as pessoas jurídicas, como também projetado inicialmente.

“A festa acabou , comentou o presidente da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, na noite da quarta-feira, 21, antes do evento The One, que premiou os melhores fornecedores da empresa na região.

Ele criticou a falta de previsibilidade que impera hoje no Brasil e que pode resultar em resultados contrários aos esperados por ocasião da divulgação do pacote de incentivos ao setor no dia 5 de junho.

O presidente da VW revelou que no dia 6 de junho, quando saiu a MP, até o dia 19, as vendas da marca no varejo tiveram a expressiva alta de 38% sobre o mesmo período de abril. Só que as vendas diretas, aquelas feitas para pessoas físicas, incluindo locadoras, caíram 35%.

“Na prática, vamos ter um empate, ou seja, o programa não vai levar ao efetivo aumento dos negócios do setor e maior ocupação da capacidade instalada conforme proposto”, destacou Seitz.

Na sua avaliação, há risco de haver paradas de fábricas, tipo layoff, em julho e agosto, por causa do atual tumulto do mercado, marcado por antecipação de compras pelo consumidor comum e ausência total de negócios por partes das pessoas físicas:

“Há toda uma cadeia de fornecedores que tem de ser considerada num pacote de incentivo de vendas. Da forma como foi aplicado, o programa excluiu metade do mercado. É bem complicado. Como disse, o que precisamos é de previsibilidade”.

LEIA MAIS

Previsibilidade, a palavra da vez no setor automotivo

Abla contesta novo prazo para locadoras comprarem com desconto

Carro mais barato: pedido das montadoras chega a R$ 400 milhões.

Confira quanto cada montadora solicitou de crédito para baratear carros


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Indústria de pneus recua 4,3% no primeiro quadrimestre

Em abril, o pior resultado mensal do ano. Reposição é o segmento com pior desempenho.

% dias atrás

Empresas automotivas caem entre as marcas mais valiosas do mundo

Levantamento da Kantar aponta somente três nomes do setor entre os cem mais valorizados. Líder…

% dias atrás

Stellantis lidera ranking de patentes de invenções do INPI

Montadora teve 185 registros em 2024, três vezes mais do que no ano anterior

% dias atrás

911 Carrera e Carrera T explicam o mito Porsche

Chega ao Brasil a nova geração 2026 com incursões na hibridização de alto nível

% dias atrás

AGCO inaugura centro de desenvolvimento de plantadeiras em Ibirubá

Com área construída de 2.400 m², o novo espaço é fruto de um investimento de…

% dias atrás

Novo Kicks tem painel 100% digital

Outro detalhe divulgado pela Nissan são os alto-falantes integrados ao encosto de cabeça.

% dias atrás