Mercado

Prestes a acabar, pacote do carro mais barato não atingirá seus objetivos

Alexander Seitz, da VW, diz que falta de previsibilidade pode gerar paradas de fábricas em julho e agosto

O total dos R$ 500 milhões de crédito tributário aprovado pelo governo federal para o pacote do carro mais barato deve acabar entre esta quinta-feira, 22, e sexta feira, 23, bem antes do prazo de quatro meses estimado na medida provisória (MP) 1.175 e sem contemplar as pessoas jurídicas, como também projetado inicialmente.

“A festa acabou , comentou o presidente da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, na noite da quarta-feira, 21, antes do evento The One, que premiou os melhores fornecedores da empresa na região.

Ele criticou a falta de previsibilidade que impera hoje no Brasil e que pode resultar em resultados contrários aos esperados por ocasião da divulgação do pacote de incentivos ao setor no dia 5 de junho.

O presidente da VW revelou que no dia 6 de junho, quando saiu a MP, até o dia 19, as vendas da marca no varejo tiveram a expressiva alta de 38% sobre o mesmo período de abril. Só que as vendas diretas, aquelas feitas para pessoas físicas, incluindo locadoras, caíram 35%.

“Na prática, vamos ter um empate, ou seja, o programa não vai levar ao efetivo aumento dos negócios do setor e maior ocupação da capacidade instalada conforme proposto”, destacou Seitz.

Na sua avaliação, há risco de haver paradas de fábricas, tipo layoff, em julho e agosto, por causa do atual tumulto do mercado, marcado por antecipação de compras pelo consumidor comum e ausência total de negócios por partes das pessoas físicas:

“Há toda uma cadeia de fornecedores que tem de ser considerada num pacote de incentivo de vendas. Da forma como foi aplicado, o programa excluiu metade do mercado. É bem complicado. Como disse, o que precisamos é de previsibilidade”.

LEIA MAIS

Previsibilidade, a palavra da vez no setor automotivo

Abla contesta novo prazo para locadoras comprarem com desconto

Carro mais barato: pedido das montadoras chega a R$ 400 milhões.

Confira quanto cada montadora solicitou de crédito para baratear carros


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás