Introdução de baterias com 42% a mais de capacidade, caminhões passam a ter alcance de 450 km
A Volvo atualiza a linha de caminhões médios elétricos FL e FE ao incorporar na oferta baterias mais potentes, com 42% a mais de capacidade de armazenamento de energia. Com isso, a fabricante amplia escopo de aplicações no transporte de carga, que agora pode contar com autonomia para até 450 km.
A marca reforça que com o aprimoramento, os caminhões se tornam capazes de atuar na maior parte das rotas e serviços em áreas urbanas, o que incluem tarefas que exigem equipamentos elétricos, como a coleta de resíduos e a movimentações de materiais em canteiros de obras.
Com as novas baterias, a Volvo passa a oferecer o FL Electric com conjuntos de três ou seis baterias que geram 280 kWh ou 565 kWh, enquanto o FE Electric com 3 ou 4 baterias e potências de 280 kWh e 375 kWh que, no caso garante autonomia de até 275 km.
Mais capacidade energética, menos necessidade de baterias
“Com um alcance de até 450 km, nossos caminhões elétricos estão prontos para substituir toda a frota de caminhões urbanos a diesel de nossos clientes”, garante em nota Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks.
A fabricante aponta ainda que ao oferecer mais capacidade energética, menos baterias são necessárias. Caso o contorno da aplicação seja rotas curtas, o transportador ganha com aumento da carga útil de até 500 kg para cada bateria não incorporada ao veículo.
Segundo cálculo da Volvo, ao substituir um caminhão a diesel Volvo FL ou Volvo FE por versão elétrica em uma rota típica, deixam de ser despejadas na atmosfera em torno de 30 toneladas de CO2 a cada ano.
LEIA MAIS
→Volvo inicia testes com o FM Electric no País
Foto: Volvo/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.