Produto

Scania inicia oferta de caminhão a gás com autonomia de 900 km

Prevista para o primeiro trimestre de 2024, linha também terá opção de motor de 460 cv

A aposta da Scania no gás como agente de transição que busca transporte de carga neutro em carbono ganhou reforço com aumento da oferta na linha de caminhões.

A fabricante inicia a oferta de opções com autonomia para 900 km e um novo motor de 460 cv. As primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2024.

Com as novas alternativas, a Scania espera providenciar ferramentas que, até então, a gama atual – alcance até 500 km e motores de 280 cv, 340 cv e 410 cv – não atendia.

Em uma primeira resposta, a fabricante desenvolveu o X410. A proposta, baseada sobre chassi 6×2 ou 8×2 com distância alongada de entre-eixos onde acomoda oito cilindros de cada lado do veículo, somando capacidade para 406 m³ gás. Na prática, promete autonomia de 900 km.

Segundo Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento de novos negócios, a ideia é oferecer veículo para longas distâncias, mas sem penalizar a capacidade de carga útil com aumento de pesos dos cilindros.

“Em composição do tipo Romeu e Julieta poderá carregar até 30 pallets e capacidade para 56 toneladas, se 6×2, ou 29 toneladas de peso bruto total combinado na configuração 8×2. E agora, com possibilidade de viagens de Norte ao Sul do País ao poder superar as ausências de pontos de abastecimento no mapa.”

Depois, ao mesmo tempo em oferece mais autonomia, a Scania também incorpora na linha a gás opção de motor de 460 cv. Embora se mantenha com autonomia de até 500 km, pela impossibilidade de acrescentar cilindros ao cavalo-mecânico, a nova potência permite atender aplicações rodoviárias na faixa de 65 toneladas, em composições com até sete eixos.

Desde que iniciou a oferta de caminhões a gás, que também estão prontos para funcionar com biometano, em 2019, a Scania já entregou 750 unidades. “No acumulado, devemos superar 1 mil veículos neste ano”, estima Alex Nucci, diretor de vendas. “Até 2025, esperamos que o caminhão a gás represente entre 10% e 15% da produção nacional”, aposta.

LEIA MAIS

→Scania barateia o caminhão Euro 6

→Scania traz evolução do motor de 13 litros e aprimora o que já tinha


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás