A Stellantis divulgou nesta sexta-feira, 30, que assinou contrato de aquisição vinculativo com a Kuniko para compra futura de 35% da produção anual de sulfato de níquel e sulfato de cobalto dos projetos de exploração noruegueses da empresa por um período de nove anos.
Também foi feito um acordo para a compra de € 5 milhões de euros em novas ações da Kuniko, o que vai garantir à Stellantis uma participação de 19,99% na conclusão do negócio, com direito a nomear um diretor para o conselho da empresa.
“Estamos em um caminho agressivo para garantir um portfólio holístico de matérias-primas necessárias para atender às nossas metas de eletrificação do Dare Forward 2030”, comentou Maxime Picat, vice-presidente executivo de Compras e Supply Chain da Stellantis. “Com a Kuniko, estamos adicionando mais um reforço para suportar às nossas demandas europeias por baterias com uma solução local e ambientalmente consciente através dos seus projetos na Noruega”.
LEIA MAIS
→Volkswagen e Stellantis investirão em minas de níquel e cobre no Brasil
Antony Beckmand, CEO da Kuniko, definiu a parceria como estratégica na busca por soluções sustentáveis da cadeia de valor da bateria europeia.
“Juntamente com a Stellantis, esperamos ansiosamente trabalhar lado a lado para alcançar o sucesso na exploração, avançar para a produção e fazer contribuições significativas para o crescimento e evolução da indústria europeia de baterias.”
Os fundos para compra de ações serão aplicados nos projetos Brownfield e Greenfield de exploração de metais para baterias da Kuniko, na Noruega, que incluem níquel, cobalto e cobre.
A Stellantis tem por meta atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de automóveis e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.
Além da Kuniko, a Stellantis tem contratos com a Alliance Nickel, McEwen Copper, Terrafame, Vulcan Energy, Element 25 e Controlled Thermal Resources.
Foto: Stock