Empresa

De olho em níquel e cobalto, Stellantis compra ações da Kunico

Contrato garante compra futura de 35% da produção anual desses minerais

A Stellantis divulgou nesta sexta-feira, 30, que assinou contrato de aquisição vinculativo com a Kuniko para compra futura de 35% da produção anual de sulfato de níquel e sulfato de cobalto dos projetos de exploração noruegueses da empresa por um período de nove anos.

Também foi feito um acordo para a compra de € 5 milhões de euros em novas ações da Kuniko, o que vai garantir à Stellantis uma participação de 19,99% na conclusão do negócio, com direito a nomear um diretor para o conselho da empresa.

“Estamos em um caminho agressivo para garantir um portfólio holístico de matérias-primas necessárias para atender às nossas metas de eletrificação do Dare Forward 2030”, comentou Maxime Picat, vice-presidente executivo de Compras e Supply Chain da Stellantis. “Com a Kuniko, estamos adicionando mais um reforço para suportar às nossas demandas europeias por baterias com uma solução local e ambientalmente consciente através dos seus projetos na Noruega”.

LEIA MAIS

Volkswagen e Stellantis investirão em minas de níquel e cobre no Brasil 

Antony Beckmand, CEO da Kuniko, definiu a parceria como estratégica na busca por soluções sustentáveis da cadeia de valor da bateria europeia.

“Juntamente com a Stellantis, esperamos ansiosamente trabalhar lado a lado para alcançar o sucesso na exploração, avançar para a produção e fazer contribuições significativas para o crescimento e evolução da indústria europeia de baterias.”

Os fundos para compra de ações serão aplicados nos projetos Brownfield e Greenfield de exploração de metais para baterias da Kuniko, na Noruega, que incluem níquel, cobalto e cobre.

A Stellantis tem por meta atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de automóveis e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.

Além da Kuniko, a Stellantis tem contratos com a Alliance Nickel, McEwen Copper, Terrafame, Vulcan Energy, Element 25 e Controlled Thermal Resources.


Foto: Stock

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás