Das principais montadoras instaladas no Pais, a General Motors, segundo admitem os próprios concessionários Chevrolet, foi a mais lenta em reagir ao pacote do carro mais barato. Demorou dias para informar novos preços e também foi lerda no processo de refaturamento. Com isso, fechou junho em terceiro lugar e participação de 15,1%, 0,7 ponto porcentual a menos do que em maio.

A lider Fiat, em contrapartida, teve fatia ampliada de 20,7% para 23,6% no mesmo comparativo, ou seja, um ganho de 2,9 pontos. A Vokswagen, qun anunciou descontos em seus preços na noite do dia 5 de junho, véspera da publicação da MP 1.175, manteve-se no segundo lugar no ranking das marcas mais vendidas, com penetração de 16,3% no mês passado, ante os 16% do anterior.

LEIA MAIS

Pacote de descontos amplia emplacamentos em junho

Prestes a acabar, pacote do carro mais barato não atingirá seus objetivos

Dos 179,9 mil automóveis e comerciais leves licenciados em junho, 42,4 mil foram da Fiat e 29,4 mil da Volkswagen. A GM emplacou 27,1 mil, seguida pela Toyota, Hyundai e Renault. A marca francesa, que tem um dos dois carros mais baratos do País, o Kwid – o outro é o Fiat Mobi -, teve ganho de 1,1 ponto porcentual em participação, fechando junho com fatia de 5,8%.

A Hyundai, por sua vez, conquistou 6,9% das vendas de leves em junho, ante os 6,6% de maio, enquanto a Toyota, que não tem modelos de entrada ou compactos, perdeu mercado, com participação baixando de 9,9% para 9,6%.

Emplacamento Junho 2023 – As dez marcas mais vendidas no País
Marca Volume Participação
FIAT 42.389 23,6%
VOLKSWAGEN 29.385 16,3%
CHEVROLET 27.141 15,1%
TOYOTA 15.393 8,6%
HYUNDAI 12.465 6,9%
RENAULT 10.461 5,8%
JEEP 9.798 5,5%
HONDA 6.667 3,7%
NISSAN 5.738 3,2%
PEUGEOT 3.216 1,8%

Foto: Divulgação/Fia

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!