Mercado

GM demora a reagir ao pacote de descontos e perde mercado para a Fiat e VW

Marca italiana fecha junho com fatia de 23,6%, enquanto a Chevrolet teve participação limitada a 15,1%

Das principais montadoras instaladas no Pais, a General Motors, segundo admitem os próprios concessionários Chevrolet, foi a mais lenta em reagir ao pacote do carro mais barato. Demorou dias para informar novos preços e também foi lerda no processo de refaturamento. Com isso, fechou junho em terceiro lugar e participação de 15,1%, 0,7 ponto porcentual a menos do que em maio.

A lider Fiat, em contrapartida, teve fatia ampliada de 20,7% para 23,6% no mesmo comparativo, ou seja, um ganho de 2,9 pontos. A Vokswagen, qun anunciou descontos em seus preços na noite do dia 5 de junho, véspera da publicação da MP 1.175, manteve-se no segundo lugar no ranking das marcas mais vendidas, com penetração de 16,3% no mês passado, ante os 16% do anterior.

LEIA MAIS

Pacote de descontos amplia emplacamentos em junho

Prestes a acabar, pacote do carro mais barato não atingirá seus objetivos

Dos 179,9 mil automóveis e comerciais leves licenciados em junho, 42,4 mil foram da Fiat e 29,4 mil da Volkswagen. A GM emplacou 27,1 mil, seguida pela Toyota, Hyundai e Renault. A marca francesa, que tem um dos dois carros mais baratos do País, o Kwid – o outro é o Fiat Mobi -, teve ganho de 1,1 ponto porcentual em participação, fechando junho com fatia de 5,8%.

A Hyundai, por sua vez, conquistou 6,9% das vendas de leves em junho, ante os 6,6% de maio, enquanto a Toyota, que não tem modelos de entrada ou compactos, perdeu mercado, com participação baixando de 9,9% para 9,6%.

Emplacamento Junho 2023 – As dez marcas mais vendidas no País
Marca Volume Participação
FIAT 42.389 23,6%
VOLKSWAGEN 29.385 16,3%
CHEVROLET 27.141 15,1%
TOYOTA 15.393 8,6%
HYUNDAI 12.465 6,9%
RENAULT 10.461 5,8%
JEEP 9.798 5,5%
HONDA 6.667 3,7%
NISSAN 5.738 3,2%
PEUGEOT 3.216 1,8%

Foto: Divulgação/Fia

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

DAF Caminhões faz mudanças na área comercial

Elardino Godinho assume a diretoria de desenvolvimento de rede no lugar de Gustavo Novicki, designado…

% dias atrás

Marcas de volume do Grupo Volkswagen venderam 2,8% a mais em 2024

Do total de 4,96 milhões de unidades, 3,1 milhões carregavam o logotipo VW

% dias atrás

Estratégia de provocação parece pouco inteligente

Importações da BYD geram altos estoques e descontos generosos; Vendas do primeiro bimestre seguem em…

% dias atrás

Karel Novák lidera Qualidade e Operações do Grupo Iveco na América Latina

Executivo responde também por manufatura e cadeia de suprimentos

% dias atrás

Fiat Grande Panda (ou Uno) será fabricado aqui em 2026

Hatch é candidato a veículo mais vendido da marca em todo o mundo, no entender…

% dias atrás

Superesportivo Audi RS 3 chega no segundo semestre

Superesportivo tem motor 2.5 TFSI, turbo, cinco cilindros, que desenvolve 400 vc

% dias atrás