Volvo FH 540 se mantém como líder isolado em sua categoria e do mercado
Encerrado o primeiro semestre, os emplacamentos acumulados de caminhões mostram não só as demandas do transporte, mas também as ferramentas mais requisitadas nas operações de transferências de carga.
Com base nos dados da Fenabrave, os dez caminhões mais vendidos no período somaram 16,1 mil unidades, 32% do mercado total até junho, de 50,3 mil. Da lista, apenas um modelo é da categoria de leves, como também os médios aparecem com um só exemplar. No restante, constam cinco pesados e três semipesados.
Na liderança do mercado e das vendas de pesados, categoria mais representativa, com participação de 48% do total, o Volvo FH 540 se apresenta como ponto fora da curva. O modelo foi o único a superar o patamar de 3 mil unidades vendidas nos primeiros seis meses, o que permitiu ao veículo obter fatia de quase 13% dos emplacamentos de pesados.
A Volvo, aliás, está muito bem na foto. Além do FH 540, é da marca o quarto caminhão mais vendido, o FH 460, e lidera as vendas de semipesados com o VM 270, posição conquistada no ano passado e que, até o momento, se mostra pouco ameaçada. O modelo fechou o semestre com 1,5 mil unidades emplacadas ou 10% da categoria, que somou quase 15 mil licenciamentos no período.
Inabalável no topo também segue o Volkswagen Delivery 11.180. Único representante dentre os médios na lista dos dez mais vendidos, o modelo terminou o semestre com praticamente a metade dos 4,5 mil caminhões da categoria emplacados e, ao registrar 2,1 mil unidades negociadas, se posiciona na vice-liderança do mercado total.
O Mercedes-Benz Accelo 1016 foi outro modelo de categoria solitária da lista. Líder dos leves, com 1,3 mil emplacamentos nos primeiros seis meses, terminou o período como o sétimo do ranking.
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 4.915 | 12,28 (Pesados) | 6,31 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 3.651 | 41,78 (Médios) | 4,69 |
3º | Scania R450 | 3.081 | 7,69 (Pesados) | 3,95 |
4º | DAF XF 530 | 2.979 | 7,44 (Pesados) | 3,82 |
5º | Volvo FH460 | 2.926 | 7,31 (Pesados) | 3,75 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.691 | 30,79 (Médios) | 3,45 |
7º | Volvo VM 290 | 2.606 | 11,66 (Semipesados) | 3,34 |
8º | Scania R460 | 2.124 | 5,30 (Pesados) | 2,72 |
9º | Scania R540 | 2.086 | 5,21 (Pesados) | 2,68 |
10º | DAF XF 480 | 2.076 | 5,18 (Pesados) | 2,66 |
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027