Caoa Chery deixa a Abeifa e volume da produção nacional das afiliadas perde representatividade
As vendas de veículos importados das associadas da Abeifa encerraram o primeiro semestre com 13,4 mil emplacamentos, volume 62,3% superior ao registrado há um ano, quando somou 8,2 mil.
Somente em junho, o mercado absorveu 2,2 mil unidades, o que representou queda de 12,8% em relação a maio (2,5 mil), mas expressiva alta de 85% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando os licenciamentos de importados das marcas da Abeifa somaram 1,2 mil veículos.
A associação aproveita o balanço do semestre para informar a saída da Caoa Chery do quadro da entidade, o que promove redução significativa nos volumes de vendas de importados e da produção nacional. Agora apenas Jaguar Land Rover e Suzuki são as marcas associadas com operação industrial.
Ainda assim, pelos dados da Abeifa, somente a primeira registrou vendas de modelos nacionais este ano: 734 unidades. Se comparado com os 1,5 mil emplacamentos que somaram as mesmas marcas há um ano, a queda chegou a 51%
Ao todo, as dez associadas registraram na primeira metade do ano venda de 14,1 mil unidades, alta de 50% sobre as 9,7 mil licenciadas há doze meses. Do total, 95% dizem respeito a importados e o restante a emplacamentos de veículo de produção nacional.
LEIA MAIS
→Abeifa: mercado de importados segue trajetória de alta.
Foto: Volvo/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027