Em ritmo bem mais lento ao que transcorreu no segmento de leves, o programa de descontos estabelecido pela MP 1.175/23 para pesados começa a apresentar algum impacto, ao menos para Mercedes-Benz. Em cerimônia na sexta-feira, 14, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a fabricante anunciou a primeira grande venda por meio do programa.
Em parceria com a Marcopolo, a marca negociou com a Suzantur 90 chassis urbanos OF 1721, para operação em cidades do Grande ABC, e 20 unidades do rodoviário O 500 RSD, que seguirão para a Viação Itapemirim, empresa do grupo.
Em uma segunda transação sob o âmbito do programa, a Carga Pesada Engenharia e Transporte, empresa do Espírito Santo, negociou cinco caminhões Axor e 1 Actros.
“A MP, embora pontual, se mostra fundamental para restaurar o mercado neste momento crítico de baixa demanda, em cenário de veículos mais caros e juros elevados, além de incentivar a renovação de frota e, com ela, a descarbonização”, resumiu durante solenidade Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing para caminhões e ônibus. “Estamos colocando 110 ônibus novos em circulação e retirando 110 velhos.”
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, presente na cerimônia, pontuou que no segmento de pesados a velocidade da operação é mais lenta, “tem que comprar o antigo para reciclagem e isso leva mais tempo. Já solicitei ao Denatran para que os Detrans sejam mais rápidos na baixa dos veículos.”
De acordo com a MP, para se beneficiar do desconto, que varia de R$ 33.600 a R$ 99.400, conforme capacidade de carga ou de passageiros dos mais leves aos pesados, o comprador precisa entregar o veículo com 20 anos ou mais para ser destruído.
LEIA MAIS
→Caminhões: programa de desconto do governo não decola.
→Programa de incentivo aos pesados só com a destruição do veículo velho
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024