Mercado

Com T-Cross na ponta, Volkswagen encosta na líder Jeep entre os SUVs

Diferença entre as duas marcas foi de apenas 4 mil unidades no primeiro semestre

O segmento de SUVs terá um segundo semestre de combate ainda mais direto e intenso entre Jeep e Volkswagen pela liderança das vendas. A marca estadunidense, hegemônica desde que começou a produzir, aqui, em 2015, nunca esteve tão ameçada como neste ano.

Vencidos os primeiros seis meses, a Jeep acumulou 63,4 mil unidades negociadas ou 18,4% do segmento. A segunda colocada Volkswagen foi superada por bem pouco, já que conseguiu 59,3 mil emplacamentos, frota equivalente a 17,3%.

A diferença de cerca de 4 mil veículos  — 1,1 ponto porcentual — representa apenas 10 dias de vendas da Volkswagen, que liderou o segmento em junho, com 12,1 mil licenciamentos, contra 9,8 mil unidades dos modelos da Jeep.

Os números acumulados no primeiro semestre comprovam que a vida da Jeep não será nada fácil até o fim de 2023. Só em junho o T-Cross somou 7,3 mil emplacamentos ante 4,4 mil do Jeep Compass, que ficou na quarta posição, atrás do Chevrolet Tracker (4,9 mil) e Hyundai Creta (4,6 mil).

O SUV da Volkswagen também seguiu à frente do segmento após os seis primeiros meses, com 32 mil emplacamentos. O Compass chegou a 30,3 mil, permanecendo na segunda posição, mas por bem pouco, somente 400 unidades a mais do que o Creta (29,9 mil), que superou o Tracker (29 mil) também por pequena margem.

A categoria de SUVs, a maior do mercado brasileiro de veículos de passeio, responsável por 47% dos negócios, ultrapassou 343,6 mil unidades de janeiro a junho, crescimento de 8,2% sobre igual período do ano passado.

Com 59,3 mil veículos, a Volkswagen evoluiu acima disso na mesma comparação, perto de 11%, enquanto a Jeep enfrentou bem mais dificuldades para manter suas entregas aos clientes finais. Fez isso 63,4 mil vezes, recuo de 3,5% diante do resultado alcançado nos primeiros seis meses de 2022.

Ou seja, enquanto a curva da primeira colocada apontou para baixo, a da segunda foi no sentido inverso. Há boas possibilidades que se cruzem ainda no terceiro trimestre, o que seria algo inédito.

LEIA MAIS

→ Venda de veículos leves acelera quase 80% na quinzena

 


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás