As seis marcas automobilísticas do Grupo Renault — Renault, Dacia, Alpine, Renault Korea, Eveasy e Mobilize — totalizaram 1,13 milhão de veículos vendidos em todos os continentes no primeiro semestre de 2023.
O número, ainda preliminar, superou em 13% o desempenho registrado em igual período do ano passado. Do total, 944,6 mil foram carros de passeio e 189 mil, utilitários.
Naturalmente, coube aos modelos da Renault a maior parte das entregas. Eles responderam por 772,2 mil unidades, 11,2% a mais do que em igual período de 2022. A Dacia teve crescimento mais expressivo, de 24,2%, e negociou 345,4 mil veículos, com o residual dividido entre as demais marcas.
O Grupo Renault ainda segue altamente dependente dos mercados da Europa. Só na França, país sede da empresa, foram negociados 281 mil veículos, cerca de um quarto do total global do primeiro semestre.
Outros quatro países europeus responderam por 321 mil unidades, perto de 30% das entregas: Itália, 97 mil, Turquia, 80 mil, Alemanha,75 mil e Espanha, 69 mil.
O Brasil aparece como o sexto maior mercado mundial da Renault, com 53 mil veículos negociados de janeiro a junho, queda de 0,5% ante 2022.
LEIA MAIS
→ Renault Scénic renascerá elétrico em setembro
→ Renault aplica layoff na fábrica de São José dos Pinhais
Foto: Divulgação