Conglomerado superou 1,1 milhão de unidades, mais da metade negociada na Europa
As seis marcas automobilísticas do Grupo Renault — Renault, Dacia, Alpine, Renault Korea, Eveasy e Mobilize — totalizaram 1,13 milhão de veículos vendidos em todos os continentes no primeiro semestre de 2023.
O número, ainda preliminar, superou em 13% o desempenho registrado em igual período do ano passado. Do total, 944,6 mil foram carros de passeio e 189 mil, utilitários.
Naturalmente, coube aos modelos da Renault a maior parte das entregas. Eles responderam por 772,2 mil unidades, 11,2% a mais do que em igual período de 2022. A Dacia teve crescimento mais expressivo, de 24,2%, e negociou 345,4 mil veículos, com o residual dividido entre as demais marcas.
O Grupo Renault ainda segue altamente dependente dos mercados da Europa. Só na França, país sede da empresa, foram negociados 281 mil veículos, cerca de um quarto do total global do primeiro semestre.
Outros quatro países europeus responderam por 321 mil unidades, perto de 30% das entregas: Itália, 97 mil, Turquia, 80 mil, Alemanha,75 mil e Espanha, 69 mil.
O Brasil aparece como o sexto maior mercado mundial da Renault, com 53 mil veículos negociados de janeiro a junho, queda de 0,5% ante 2022.
LEIA MAIS
→ Renault Scénic renascerá elétrico em setembro
→ Renault aplica layoff na fábrica de São José dos Pinhais
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País