Início de produção é estimado para 2027 com capacidade anual de 34 GWh
A Stellantis e a Samsung SDI assinaram, na segunda-feira, 24, memorando de entendimento para a construção de uma segunda fábrica de baterias para veículos nos Estados Unidos. O novo empreendimento está previsto para entrar em operação em 2027 com capacidade de produção inicial de 34 gigawatts-hora (GWh).
Em maio do ano passado, a joint venture entre as companhias, a StarPlus Energy, anunciaram o compromisso da primeira unidade, em Kokomo, Indiana, a partir de investimento de US$ 2,5 bilhões e capacidade de 33 GWh. A estimativa é de que a produção começa no primeiro trimestre de 2025.
De acordo com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, a nova unidade surge para suportar o objetivo da fabricante de lançar ao menos de 25 veículos a bateria no mercado norte-americano até o fim década. “Continuamos a adicionar mais capacidade nos Estados Unidos junto com nossa grande parceira Samsung SDI e estabelecendo os próximos passos para alcançar nosso compromisso de neutralidade de carbono até 2038”, resumiu em nota.
“A segunda fábrica vai acelerar nosso avanço no mercado dos EUA e ajudar Stellantis a impulsionar a transição norte-americana para uma era de veículos elétricos, fornecendo produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade”, completou Yoon-ho Choi, CEO da Samsung SDI.
No plano estratégico da Stellantis, Dare Forward 2030, consta meta de ter no mix somente automóveis elétricos a bateria na Europa e 50% de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos. Para isso, a empresa encaminha capacidade global para garantir 400 GWh. Até 2038, a fabricante espera ser neutra em carbono.
A localização da nova instalação ainda está em análise e a transação está sujeita à execução da documentação definitiva.
LEIA MAIS
→Stellantis e Samsung terão fábrica de baterias em Kokomo
Foto: Stellantis/Divulgação
Produzido em Taubaté, fabricante considera como um dos mais importantes da marca; os planos da…
Atuação no Brasil e na América do Sul foi decisiva na ascensão do executivo italiano…
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, diz que empresa vai se defender: "Vamos sair vitoriosos".
Marca chinesa mantém expectativa de que o governo aprove pleito de redução da alíquota de…
Em pouco mais de 20 dias, mais de 300 unidades foram negociadas em lote limitado…
Há 25 anos na indústria automotiva, o executivo teve importante passagem no Brasil