Até junho, montadora enviou 49,2 mil veículos para o exterior
As exportações brasileiras de veículos recuaram 7,7% no primeiro semestre ante o mesmo período de 2022. Chegaram a outros países, apenas 227 mil unidades, média mensal de 37,8 mil. A queda frente ao ano anterior se deve, de acordo com a Anfavea, ao fraco desempenho de mercado importantes, como os do Chile e Colômbia, em particular, e também à base de comparação elevada do ano passado.
Ainda assim, algumas empresas comemoram o ritmo de seus embarques em 2023. É o caso da Toyota, que vem liderando as exportações no ano e caminha para pelo menos repetir o recorde histórico alcançado no ano passado, quando exportou 95,4 mil veículos, um salto de mais de 60% sobre o resultado de 2021.
De janeiro a junho deste ano, saíram do País 49,2 mil unidades dos modelos Etios — cuja produção é exclusiva para os mercado externos —, Yaris, Corolla Cross e Corolla. Sozinha, portanto, a marca respondeu por mais de 20% do total de veículos brasileiros vendidos lá fora em 2023.
“A liderança da Toyota em exportações demonstra a confiança dos mercados da América Latina e do Caribe na empresa”, comemora Rafael Chang, presidente da operação brasileira, que enfatiza as exportações como válvula de escape para flutuações negativas do mercado interno.
Recentemente a Toyota apresentou na Colômbia o Corolla Cross hybrid com o intuito de promover o etanol como caminho energético neutro em carbon e tecnologia híbrida flex da Toyota.
“A Colômbia, como a sétima maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e da eficiência energética. Nesse sentido, a tecnologia híbrida da Toyota oferece uma solução altamente vantajosa”, comenta Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.
Em outubro do ano passado a montadora já havia lançado o projeto piloto Hybrid Flex Technology na Índia, um primeiro passo da Toyota naquele país também para promover a tecnologia híbrida flex e o etanol.
A Toyota também exporta os motores produzidos na planta de Porto Feliz, SP. Desde setembro do ano passado, foram embarcados 17 mil motores M20A, que aqui equipam Corolla e Corolla Cross, para a América do Norte.
LEIA MAIS
→ Toyota começa a construir centro de distribuição de peças em Sorocaba
→ Com meta de crescer 5%, Toyota premia fornecedores da região
Foto: Divulgação
Tradicional marca argentina seguirá no mercado interno com produção local
Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…