Oprimeiro semestre de 2023 foi de muito bons resultados globais para Stellantis. O conglomerado automotivo que reúne quatorze marcas de automóveis e comerciais leves alcançou no período receita líquida foi de € 98,4 bilhões, 12% a mais do que em igual período dede 2022.
O balanço semestral apontou ainda significativos crescimentos no lucro operacional, que bateu em € 14,1 bilhões, 11% maior do que em 2022, e particularmente no lucro líquido de € 10,9 bilhões, 37% maior na mesma comparação.
O EBIT ficou em 14,4%, superando as expectativas dos analistas.
“O desempenho incrível endossa nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Estamos muito bem posicionados para o restante de 2023 e para os anos seguintes”, afirmou em comunicado Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
A margem na Europa foi de 10,7%, com discreto aumento de 0,4 ponto porcentual sobre 2022. Na América do Norte, em particular, chegou a 17,5%, enquanto na operação Norte da África -Oriente Médio bateu em 25,9%; e na América do Sul foi de 14,2%.
O desempenho financeiro favorável foi destacado pelo CEO Carlos Tavares com alusão direta a concorrentes globais, como Tesla e da General Motors, que tiveram margens de 10,5 % e 8,3%, respectivamente.
O executivo, entretanto, salientou que a empresa precisa reduzir ainda mais seus custos para manter a lucratividade elevada. Segundo ele, os cortes de custos foram um dos principais impulsionadores dos resultados do primeiro semestre.
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