Sem precisar uma data, a Citroën confirmou nesta quinta-feira, 27, que lançará no Brasil e América do Sul o Ami, microcarro elétrico. Conhecido dos europeus há cerca de três anos, o veículo tem capacidade para duas pessoas e velocidade máxima limitada a 45 km/h.
Como admite a própria marca, o Ami não pode ser enquadrado como um carro de passeio. Em vídeo com Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para América do Sul, Antonio Filosa, presidente da Stellantis na região, define o Ami como um “mobility device” (dispositivo de mobilidade). “Afinal, o Ami não é um carro!”, enfatiza o texto de divulgação da Citroën.
Apesar disso, na França o Ami pode ser conduzido pelas ruas por jovens a partir de 14 anos. Aqui, entretanto, pelo que sugerem no vídeo os dois executivos – por não dispor, por exemplo, de airbags —, mais provável que seu uso seja limitado a circuitos fechados.
A montadora, entretanto, diz que ainda discute com o governo em qual categoria e a quais limites de circulação o Ami deve responder.
O microcarro de 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura tem motor de 6 kW. A autonomia é estimada pelo fabricante em até 80 km e, com cabo próprio, pode ser carregado em tomadas de 110 ou 220V. A recarga de 0 a 100% demanda menos de quatro horas, de acordo com a Citroën.
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