Foram quase dois anos de investimentos em maquinários e desenvolvimento de fornecedores locais para que, finalmente, a ZF dê por concluída a estrutura completa de nacionalização de airbags laterais e de cortina na fábrica de Limeira, SP.
O processo de nacionalização começou em 2021, com a instalação de duas linhas de montagem de airbags laterais na unidade. No começo deste ano, foram acrescidas outras duas linhas, além de uma terceira específicia para airbags de cortina.
A ZF não revela o volume de recursos destinados às cinco linhas. Reconhece, contudo, que a nova estrutura de montagem permitirá o lançamento de três outros produtos até o encerramento de 2023.
Gustavo Ducatti, diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul, diz que a produção, em princípio, atenderá a demanda das montadoras instaladas no Brasil e que cada vez mais incorporam os dispositivos de segurança como equipamentos de série — ainda que não haja obrigatoriedade determinada pela legislação no caso dos laterais.
O prazo de dois anos para a conclusão da expansão de Limeira só foi possível, segundo Ducatti, com o desenvolvimento do fornecimento local do maquinário adotado nas novas linhas de montagem. “Com isso, conseguimos encurtar o lead time de desenvolvimento e atender as necessidades do mercado de maneira ainda mais rápida”, exalta.
A própria engenharia de manufatura da ZF propôs melhorias e adequações em linhas já existentes em outras plantas da empresa fora do País e que foram acatadas no projeto para a operação brasileira.
Equipamentos de dobra e de inspeção, por exemplo, antes disponíveis apenas no exterior, foram desenvolvidos localmente. No total, foram instaladas 22 estações de trabalho para a fabricação de airbags de cortina e laterais.
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