Empresa

ZF expande linha de produção de airbags em Limeira

Empresa agora produz também airbags de cortina

Foram quase dois anos de investimentos em maquinários e desenvolvimento de fornecedores locais para que, finalmente, a ZF dê por concluída a estrutura completa de nacionalização de airbags laterais e de cortina na fábrica de Limeira, SP.

O processo de nacionalização começou em 2021, com a instalação de duas linhas de montagem de airbags laterais na unidade. No começo deste ano, foram acrescidas outras duas linhas, além de uma terceira específicia para airbags de cortina.

A ZF não revela o volume de recursos destinados às cinco linhas. Reconhece, contudo, que a nova estrutura de montagem permitirá o lançamento de três outros produtos até o encerramento de 2023.

Gustavo Ducatti, diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul, diz que a produção, em princípio, atenderá a demanda das montadoras instaladas no Brasil e que cada vez mais incorporam os dispositivos de segurança como equipamentos de série — ainda que não haja obrigatoriedade determinada pela legislação no caso dos laterais.

O prazo de dois anos para a conclusão da expansão de Limeira só foi possível, segundo Ducatti, com o desenvolvimento do fornecimento local do maquinário adotado nas novas linhas de montagem. “Com isso, conseguimos encurtar o lead time de desenvolvimento e atender as necessidades do mercado de maneira ainda mais rápida”, exalta.

A própria engenharia de manufatura da ZF propôs melhorias e adequações em linhas já existentes em outras plantas da empresa fora do País e que foram acatadas no projeto para a operação brasileira.

Equipamentos de dobra e de inspeção, por exemplo, antes disponíveis apenas no exterior, foram desenvolvidos localmente. No total, foram instaladas 22 estações de trabalho para a fabricação de airbags de cortina e laterais.

LEIA MAIS

→ ZF atinge aterro zero em Limeira


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

DRiV tem três novas marcas globais para a reposição no Brasil

Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento

% dias atrás

Schaeffler prepara estreia da marca Vitesco na América do Sul

Operação começa com sensor de NOx para pesados

% dias atrás

Cummins perde R$ 220 milhões/ano por causa de peças falsificadas

Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…

% dias atrás

Excesso de otimismo inicial só atrapalha avanço de elétricos

Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas

% dias atrás

Frasle quer crescer 50% em 2025 e atingir receita de R$ 6 bilhões

Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas

% dias atrás

Aumovio, o novo nome da Continental Automotive

No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição

% dias atrás