Fabricante encerra o semestre com faturamento de R$ 3 bilhões, alta de 43%
Balanço dos resultados financeiros da Marcopolo registrou receita líquida do segundo trimestre de R$ 1,4 bilhão, crescimento 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total consolidado, R$ 721,8 milhões foram provenientes do mercado interno, R$ 246,9 milhões das exportações a partir do Brasil e R$ 395,8 milhões das operações internacionais.
De acordo com a companhia, a contribuição das entregas de ônibus rodoviários, de maior valor agregado, impulsionou o resultado. No período, o segmento rendeu à empresa receita líquida de R$ 530,9 milhões, ante R$ 331,8 milhões apurados no segundo trimestre de 2022.
Pelo balanço, o EBTIDA foi de R$ 158 milhões com margem de 11,6%. O lucro líquido da companhia alcançou R$ 140,5 milhões e margem de 10,3% ante R$ 26,8 milhões e margem de 2,3% registrados entre abril e junho do ano passado.
No segundo trimestre, a Marcopolo produziu pouco mais de 3 mil unidades, volume 12,6% inferior ao do mesmo período de 2022. Segundo relatório da empresa, o ritmo mais lento de produção se deve à mudança de fase da legislação ambiental do Proconve, equivalente às normas Euro 6.
“Após os primeiros meses da transição da motorização, já observamos uma normalização do mercado brasileiro de ônibus. Temos programado grandes pacotes de vendas para o segundo semestre deste ano e o primeiro trimestre de 2024, com foco nas viagens de fim de ano e férias escolares”, avalia em nota André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Com os resultados do segundo trimestre, a Marcopolo encerra o primeiro semestre com receita líquida consolidada de R$ 3,01 bilhões, valor 43% maior em relação ao apurado há um ano.
O EBITIDA chegou a R$ 450,8 milhões com margem de 14,9% contra R$ 102,9 milhões e margem de 4,9%. Nos seis primeiros meses, o lucro líquido da fabricante foi de R$ 376,7 milhões, valor 201,6% superior em relação ao resultado de um ano atrás.
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Foto: Marcopolo/Divulgação
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