Mercado

Em julho, Volkswagen desbanca Fiat em vendas diretas

No caso do Polo, líder no ranking por modelos, metade dos negócios foi realizada no atacado

Em mês de venda recorde desde dezembro de 2020, com mais de 215 mil licenciamentos, julho foi marcado por relevantes alterações nos rankings de marcas e de modelos no varejo e no atacado, conforme números divulgados pela Fenabrave esta semana.

A Volkswagen, que emplacou o Polo como o modelo mais vendido no mês tanto no geral como no atacado, desbancou a Fiat em vendas diretas, respondendo por 23,3% do segmento no mês passado. A marca italiana deteve 21,8% e a General Motors, terceira colocada, apenas 11,8%. Na sequência, Hyundai com 9,6% e Jeep com 8,8%.

Considerando apenas os negócios realizados no varejo, a Fiat ficou em primeiro lugar, com fatia de 19,4%, seguida da VW (15,7%) e GM (15,5%). No acumulado do ano, que reflete as posições tradicionais das marcas que atuam no mercado brasileiro, a Fiat é líder tanto no atacado, com 26,8%, como no varejo (17,4%) e no geral.

Em vendas diretas, a VW é a segunda no período janeiro a julho, com 17,7%, seguida da GM (15,9%), Jeep (9,6%) e Hyundai (6,8%). No varejo, a GM aparece em segundo lugar no acumulado de sete meses, com 15,1%, e a VW em terceiro (113,9%).

No que diz respeito aos modelos de automóveis, o VW Polo vendeu total 16,4 mil unidades no geral, das quais 8.360 no atacado, segmento no qual foi líder. No varejo, contudo, o primeiro lugar em julho ficou com o Chevrolet Onix, que emplacou 8.432 undides junto ao consumidor comum.

LEIA MAIS

VW encosta na Fiat em julho e GM perde participação

Fenabrave quer mais incentivos e entregará proposta ao governo em breve

O hatch da VW teve número  bem próximo, de 8.111 no varejo, enquanto o Hyundai HB20 ficou em terceiro lugar, com 6.640 licenciamentos, seguido pelo Fiat Mobi (5.241) e Honda HRV (4.559). No atacado, o Onix Plus ficou na segunda colocação, vindo, na sequência, o Jeep Compass e o Fiat Mobi.

No cômputo das vendas totais – diretas e varejo -, a Fiat emplacou 44,4 mil veículos (20,59%0, a Volkswagen teve volume próximo de 41,6% (19,29%) e a GM perdeu participação,, detendo fatia de 13,8% e 29,7 mil emplacamentos. Hyundai (22.554 licenciamentos e fatia de 10,46%) e Toyota (17.253 e 8%) complementam o Top 5 das marcas mais vendidas no Brasil.


Foto: Divulgação/VW

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

GM aproveita conhecimento para oferecer serviços de ferramentaria

Negócio coloca foco em empresas de médio e grande porte do setor metalmecânico

% dias atrás

ABVE é apoiadora oficial da Eletrocar 2025

Feira dedicada à mobilidade elétrica acontece em junho em São Paulo

% dias atrás

Carnaval reduz venda de veículos na 1ª quinzena de março

No acumulado do ano, até o ultimo dia 15, houve pequeno crescimento de 2,9%, com…

% dias atrás

Eletrificados: Nissan investe em capacitação profissional.

Projeto visa gerar empregos e inclusão social de jovens da região sul-fluminense

% dias atrás

BYD já vende plataforma elétrica capaz de receber energia para 400 km em 5 minutos

Tecnologia de 1 Megawat chegará às ruas em abril

% dias atrás

BMW Group reconhece fornecedores

Supplier Day 2025 premia iniciativas de ESG e inovação

% dias atrás