No caso do Polo, líder no ranking por modelos, metade dos negócios foi realizada no atacado
Em mês de venda recorde desde dezembro de 2020, com mais de 215 mil licenciamentos, julho foi marcado por relevantes alterações nos rankings de marcas e de modelos no varejo e no atacado, conforme números divulgados pela Fenabrave esta semana.
A Volkswagen, que emplacou o Polo como o modelo mais vendido no mês tanto no geral como no atacado, desbancou a Fiat em vendas diretas, respondendo por 23,3% do segmento no mês passado. A marca italiana deteve 21,8% e a General Motors, terceira colocada, apenas 11,8%. Na sequência, Hyundai com 9,6% e Jeep com 8,8%.
Considerando apenas os negócios realizados no varejo, a Fiat ficou em primeiro lugar, com fatia de 19,4%, seguida da VW (15,7%) e GM (15,5%). No acumulado do ano, que reflete as posições tradicionais das marcas que atuam no mercado brasileiro, a Fiat é líder tanto no atacado, com 26,8%, como no varejo (17,4%) e no geral.
Em vendas diretas, a VW é a segunda no período janeiro a julho, com 17,7%, seguida da GM (15,9%), Jeep (9,6%) e Hyundai (6,8%). No varejo, a GM aparece em segundo lugar no acumulado de sete meses, com 15,1%, e a VW em terceiro (113,9%).
No que diz respeito aos modelos de automóveis, o VW Polo vendeu total 16,4 mil unidades no geral, das quais 8.360 no atacado, segmento no qual foi líder. No varejo, contudo, o primeiro lugar em julho ficou com o Chevrolet Onix, que emplacou 8.432 undides junto ao consumidor comum.
LEIA MAIS
→VW encosta na Fiat em julho e GM perde participação
→Fenabrave quer mais incentivos e entregará proposta ao governo em breve
O hatch da VW teve número bem próximo, de 8.111 no varejo, enquanto o Hyundai HB20 ficou em terceiro lugar, com 6.640 licenciamentos, seguido pelo Fiat Mobi (5.241) e Honda HRV (4.559). No atacado, o Onix Plus ficou na segunda colocação, vindo, na sequência, o Jeep Compass e o Fiat Mobi.
No cômputo das vendas totais – diretas e varejo -, a Fiat emplacou 44,4 mil veículos (20,59%0, a Volkswagen teve volume próximo de 41,6% (19,29%) e a GM perdeu participação,, detendo fatia de 13,8% e 29,7 mil emplacamentos. Hyundai (22.554 licenciamentos e fatia de 10,46%) e Toyota (17.253 e 8%) complementam o Top 5 das marcas mais vendidas no Brasil.
Foto: Divulgação/VW
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.