Compacto deixa de ser produzido em Sorocaba, de onde desde 2021 seguia para exportação
No próximo 31 de agosto será oficialmente produzido em Sorocaba, SP, o último Toyota Etios brasileiro. A montadora japonesa anunciou nesta quinta-feira, 3, que encerrará definitivamente a fabricação do compacto que desde 2021 era exclusivo para exportação a alguns países da América Latina.
O encerramento da produção do modelo lançado em 2012, afirma em nota a Toyota, permitirá a preparação da linha de montagem para a introdução de um SUV compacto com motorização híbrida flex e que deve chegar ao mercado no fim de 2024.
A montadora teve o cuidado de assegurar que o fim do Etios não implicará em demissões na planta paulista, de onde saem atualmente Yaris hatch e sedã e o utilitário esportivo Corolla Cross.
Ao contrário, em abril, Rafael Chang, presidente da operação brasileira, disse que o novo produto demandará a contratação de 700 funcionários temporários, dos quais 500 em Sorocaba e 200 na vizinha fábrica de motores de Porto Feliz, SP.
Lançado em 2012, o Etios superou a marca de 680 mil unidades produzidas nas configurações hatch e sedã. Com design conservador e acabamento simples, mesmo para os padrões do segmento, nunca chegou a ser considerado um sucesso de vendas. Tanto o hatch quanto o sedã apareciam bem atrás dos concorrentes diretos.
De 2012 a 2021, foram negociados no mercado brasileiro 436 mil unidades das duas configurações, com o hatch respondendo por 57% do total. O recorde da linha foi alcançado em 2017: quase 74,4 mil licenciamentos, dos quais 42 mil da carroceria hatch.
LEIA MAIS
→ SUVs pesam menos nas vendas das marcas líderes
→ VW encosta na Fiat em julho e GM perde participação
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País