Em sua 30ª edição, o Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, promovido pela AEA, acontece nos próximos dias 16 e 17 no Novotel Center Norte, na capital paulista. O macrotema deste ano é “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”, com discussões não apenas sobre as iniciativas das montadoras, mas também de políticas públicas locais.
O diferencial neste ano, segundo Paulo Jorge Santo Antonio, diretor de Emissões e Consumo de Veículos Pesados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e coordenador da 30ª edição do Simea, será a ampliação dos debates para além de soluções específicas para o mercado brasileiro.
“Nesta 30ª edição ano pretendemos mostrar que o Brasil precisa e deve se preparar para a mobilidade sustentável em busca de soluções inteligentes que se encaixem em suas necessidades, mas que também sejam aplicáveis no contexto global. Dessa forma, vamos procurar abordar o futuro com base na vasta plataforma de soluções energéticas existentes no País sem, contudo, descartar a possibilidade da tecnologia elétrica”.
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Entre as montadoras locais, a maioria – incluindo Toyota, Renault, Volkswagen e Stellantis – vê no carro híbrido flex a etanol o melhor caminho para o mercado brasileiro seguir rumo à eletrificação. O que não anula projetos com relação a veículos puramente elétricos.
Tanto é que a Stellantis, ao lançar esta semana o programa Bio-Hybrid, informou que até 2030 estará fabricando um modelo elétrico 100% produzido no Braxil. Só a General Motors, entre as grandes, mantém discurso contrário ao híbrido flex e se programa mundialmente e também por aqui para ir direto para o elétrico.
60 trabalhos técnicos
Em dois dias de evento, o Simea contará com dois painéis, três palestras especiais e uma mesa redonda no auditório principal, além da apresentação de 60 trabalhos nas quatro salas destinadas às sessões técnicas.
No primeiro dia, pela manhã, o Painel 1 vai abordar o tema “Tendências (cenário) e políticas públicas”, contando com a participação de representante do Ministério das Minas e Energia e dos presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e do Sindipeças, Claudio Sahad. Ao final das palestras haverá debate com a mediação de Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.
Na parte da tarde haverá duas palestras especiais. A primeira – “Mobility for Today and Tomorrow – Meeting Climate Targets and Exciting Customers” – estará a cargo de Martin Krueger, sênior vice-presidente de Engenharia Veicular e Gestão Energética da Bosch, e a outra – “Ciclo Diesel – Trajetória para uma Transição Energética Justa”, será abordada por Bernardo Noronha Lemos, gerente-geral de Marketing, da Petrobras.
No segundo dia, o Painel 2 discutirá “O futuro da mobilidade sustentável” com três palestras e debate ao final: “Tendências Tecnológicas na visão da AEA”, com Everton Lopes, vice-presidente da entidade, “RenovaBio e o Combustível do Futuro”, com Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis, do Ministério das Minas e Energia, e “Estudo Mobilidade Urbana no Brasil (Modal/ Infraestrutura)”, com Ciro Biderman, professor da Fundação Getúlio Vargas.
A palestra especial do dia 17 apresenta o tema “Estratégia de apoio financeiro à descarbonização da cadeia automotiva”, de Luiz Brant, coordenador de Inovação da ABGI Brasil. A sessão de encerramento do simpósio será conduzida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Gastón Diaz Perez, presidente de honra do Simea 2023.
Foto: Divulgação