O compacto híbrido da Toyota, que será produzido na fábrica de Sorocaba, no interior paulista, chegará ao mercado brasileiro no final do ano que vem.
A informação é do presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang, que participou nesta quinta-feira, 10, de evento na Cidade Universitária, da USP, sobre a construção no local de uma estação de abastecimento de hidrogênio a partir do etanol.
O executivo destacou o pioneirimo da empresa na oferta de híbrido flex a etanol, com o lançamento em 2019 de versão do gênero do Corolla. Ele admitiu que a nacionalização da tecnologia depende de escala e comentou que a chegada de novos híbridos com uso do combustível alternativo vai favorecer investimentos locais em peças e componentes.
A Stellantis confirmou para 2024 o lançamento dos seus primeiros híbridos flex, provalmente das marcas Fiat e Jeep. A Volkswagen também avalia a produçao local desse tipo de veículo.
O presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, garante que seus modelos terão alto índice de nacionalização, razão de contatos em andamentos com fornecedores aqui instalados.
“Somos a favor de soluções práticas e tecnologia acessíveis”, comentou o presidente da Toyota Brasil, ao falar dos projetos da montadora, incluindo o da produção de um compacto híbrido flex que abrange investimento de R$ 1,7 bilhão anunciado há menos de três meses.
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O projeto encerrará ciclo de um aporte de R$ 7 bilhões em cinco anos. “Já estamos avaliando um novo plano para o período 2025-2030”, informou Chang, lembrando que os planos envolvem novos modelos e novas alternativas, incluindo o projeto do hidrogênio a partir de etanol.
As definições dependem de estudos governamentais ainda em estudo: “No âmbito estadual, aguardamos definições sobre o projeto pró-veículo verde do governo paulista. No federal, serão importantes as diretrizes a serem estabelecidas na nova fase do Rota 2030 e também a reforma tributária. Previsibilidade é fundamental em nosso negócio”, comentou o executivo.
Foto: Divulgação/Toyota
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