São necessários 10 minutos de carga para 400 km de autonomia
O elevado tempo para recarga, ainda um dos principais inconvenientes reclamados por consumidores com relação aos veículos movidos integralmente a bateria, deve entrar para o capítulo de adversidades superadas muito em breve. Pelo menos é o que sinaliza a CATL.
Nesta quarta-feira, 16, a empresa chinesa, uma das maiores fornecedoras globais e que, dentre outras montadoras, tem a Tesla como cliente e parcerias com a Ford, lançou sua bateria de fosfato de ferro de lítio ou LFP de carregamento super-rápido, capaz de rodar 400 km com carga de 10 minutos apenas.
Batizada Shenxing, a nova bateria começará a ser produzida em massa a partir do fim deste ano e os primeiros carros equipados com ela estarão nas ruas chinesas e de outros mercados já no primeiro trimestre de 2024.
Em entrevista coletiva, Gao Han, diretor de tecnologia da empresa disse que espera que, com esforços contínuos para reduzir custos, a Shenxing se tornará padrão para todos os veículos elétricos.
“Embora o carregamento superrápido possa ser atualmente uma opção para veículos elétricos de ponta, esperamos melhorar a tecnologia e reduzir custos”, afirmou.
LEIA MAIS
→ BMW inicia construção de fábrica de baterias nos EUA
→ Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias
→ Ford terá fábrica de baterias de fostato de ferro-lítio de US$ 3,5 bilhões
Veículo pode utilizar só disel ou biodisel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…