O plano de investimento de R$ 3 bilhões da BYD em Camaçari, na Bahia, que envolve a produção de carros eletrificados, chassi de ônibus e caminhões elétricos, contempla a criação de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil para adequação de produtos às necessidades do mercado brasileiro e de outros países da América do Sul.
O chairman do Conselho da BYD no Brasil, Alexandre Baldyn, revelou na noite desta quinta-feira, 17, na capital paulista, durante evento que teve a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que todos os carros híbridos a serem produzidos no Brasil terão tecnologia flex-fuel a etanol.
O executivo revelou que o pedido para que os híbridos brasileiros da marca fossem flex partiu do Presidente da República, Luís Inácio da Silva, quando se encontrou, na China, com os principais dirigentes mundial da BYD. “Vamos ter um centro de P&D no Vale do Silício baiano”, comentou Baldyn.
Durante o evento em São Paulo, ficou claro que a fábrica da BYD será mesmo nas antigas dependências da Ford em Camaçari. A montadora estadunidense devolveu as instalações e terrenos para o governo baiano, que agora avalia valor da indenização pelos investimentos lá feitos para posterior acerto com a fabricante chinesa, como confirmou o chairman.
Sobre a reforma tributária brasileira, que pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados cancela a prorrogação de incentivos no Nordeste até 2032, o representante da BYD disse que a decisão, se for mantida no Senado, pode refletir em uma redução do valor do investimento previsto para o Brasil, mas não em cancelamento.
LEIA MAIS
→BYD investe R$ 3 bilhões para produção de veículos na Bahia
→Candidato a ser produzido no Brasil, Byd Dolphin chega por R$ 149,8 mil
O anúncio de que a fábrica seria em Camaçari, sem confirmação quanto às instalações da Ford, foi feito no mês passado, quando a marca chinesa informou que o início das operações está previsto para o segundo semestre de 2024 e a expectativa é de gerar 5 mil empregos.
O projeto da BYD contempla capacidade inicial para 150 mil unidades e, em um segundo momento, algo próximo de 300 mil. A empresa ainda encaminhará no local processamento de lítio e ferro-fosfato com olhos também para o mercado externo.
Entre os incentivos fiscais concedidos à BYD para investir na Bahia, destaca-se uma redução de 95% do valor do ICMS até 2032. O governador da Bahia também anunciou na ocasião a isenção do IPVA para modelos elétricos de até R$ 300 mil, medida que ainda depende de aprovação na Assembleia Legislativa.
Foto: Divulgação/BYD
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024