Indústria

Fim dos incentivos automotivos une três Estados do Nordeste

Jerônimo Rodrigues, da Bahia, revela a preparação de um documento conjunto com Pernambuco e Ceará

Pelo menos três governadores do Nordeste estão se unindo para tentar impedir o fim dos benefícios concedidos na região para o setor automotivo. A informação foi divulgada por Jerônimo Rodrigues, da Bahia, ao participar na noite de quinta-feira de evento promovido pela BYD na capital paulista.

“Estamos nos organizando”, comentou Rodrigues, dizendo já ter acertado uma ofensiva conjunta com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas. “Estamos preparando um documento para encaminhar aos senadores e ao governo federal explicando nossa posição”, complementou o representante da Bahia.

Vale lembrar que o estado pernambucano abriga o Complexo Automotivo da Stellantis, em Goiana, onde são produzidos modelos Jeep e Fiat. No Ceará funcionava a fábrica da Troller, pertencente à Ford, que está em processo de venda.

As montadoras de veículos instaladas no Sul e no Sudeste são contrárias a prorrogação do regime especial do Nordeste, enquanto as que têm operações lá, caso da Stellantis, defendem a medida não aprovada na Câmara e que agora está em discussão no Senado.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que a entidade não se prosiciona sobre políticas regionais por ter associadas em diferentes estados brasileiros.

No âmbito da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados, um adendo que estendia os benefícios para a região de 2025 para 2032 foi derrubado na votação final. Agora os governadores do Nordeste tentam junto ao Senado Federal retomar essa proposta.

“A extensão não precisa necessariamente ser até 2032. Mas precisamos ter um fôlego além do previsto atualmente porque há negociações em curso, como as existentes com a BYD, que contemplam uma prorrogação do prazo atual”, explicou Rodrigues.

LEIA MAIS

Todos os híbridos da BYD fabricados no Brasil serão flex a etanol

Governador da Bahia explica transações com Ford e BYD

O chaiman do Conselho da BYD no Brasil, Alexandre Baldyn, disse que pode haver uma redução no investimento de R$ 3 bilhões aprovado para a Bahia casos os benefícios não sejam mantidos por mais um tempo. A BYD vai operar nas antigas instalações da Ford em Camaçari.

A montadora estadunidense devolveu a fábrica para o governo da Bahia, que agora pagará uma indenização à Ford para posterior acerto com a BYD. Além da fabricante chinesa, o governo baino, segundo Rodrigues, tenta atrair para o Estado uma montadora de ônibus, além de empresas de outro setor, como uma de componentes para avião hoje instalada em São José dos Campos, SP.


Foto: Divulgação/Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás