O Sindipeças atualizou o relatório da pesquisa conjuntural em seu site, mostrando alta de 4% no faturamento líquido nominal da indústria de autopeças de janeiro a junho deste ano sobre igual período de 2022. O desempenho positivo decorre principalmente dos resultados obtidos no mercado de reposição, que no mesmo comparativo cresceu 22,2%.
Para as montadoras, os negócios praticamente se mantiveram estáveis, com insignificante alta de 0,6%. Nos embarques relativos às exportações, tanto registrados em dólar quanto em real, houve aumento de 5,8% nos primeiros seies .
No segmento das vendas intrassetoriais, que contempla principalmente as vendas das autopeças para os sistemistas, houve retração da ordem de 6,4%. A utilização da capacidade em junho, de 71%, foi um ponto percentual inferior à de maio. O nível de emprego no setor registra crescimento este ano, na faixa de 3,8%.
No balanço específico de junho, houve queda em relação a maio nos principais canais de distribuição: 11,7% nas vendas para montadoras, 6,2% para exportação em dólares e 2,6% para o mercado de reposição.
Em geral, os números refletem o menor número de dias úteis em junho, mas no caso das montadoras também deve ser levadas em conta as expectativas quanto ao lançamento do programa de desconto de preço pelo governo federal, que havia provocado expansão das vendas em maio, da ordem de 27,4%.
Foto: Divulgação/Baterias Moura
- Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina - 1 de novembro de 2024
- Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil - 31 de outubro de 2024
- Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba - 31 de outubro de 2024