Experiência aponta facilidade de conversão em movimento para acelerar descarbonização no transporte
A JCB, fabricante inglesa de equipamentos de construção e manipuladores telescópicos, em iniciativa inovadora, instalou um dos seus motores a combustão interna de hidrogênio em uma van Mercedes-Benz Sprinter. Com a adaptação, concluída em apenas duas semanas, a empresa tinha como proposta mostrar a facilidade do uso da tecnologia a hidrogênio em diferentes aplicações veiculares.
“Embora a conversão de vans não seja algo para a JCB incorporar em seu negócio, esse feito prova que há possibilidades, além das baterias, que podem funcionar de maneira muito efetiva”, resume em nota Anthony Bamford, presidente da companhia.
LEIA MAIS
JCB prepara terreno para novo mercado de máquinas no País
Não é a primeira vez que a empresa apresenta experiência semelhante. Anteriormente, um caminhão Mercedes-Benz na faixa de 7,5 toneladas também passou pelo processo.
O motor escolhido para funcionar na van é o mesmo de protótipos de máquinas de construção e agrícolas da empresa. A JCB conta mais de 70 motores a combustão interna de hidrogênio já fabricados e presentes em protótipos de carregadeiras, retroescavadeiras e manipuladores telescópicos.
O presidente da fabricante, o primeiro a dirigir a van, conta mais no vídeo abaixo (em inglês):
Foto: JCB/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027