Categorias: Mercado

Puxado por eletrificados, mercado europeu cresceu 17,6% até julho

Híbridos e elétricos já respondem por um quarto das vendas na União Europeia

Aos poucos, as vendas de veículos na Europa vão se recuperando das dificuldades geradas pela pandemia e da crise no abastecimento do componentes eletrônicos que tanto prejudicaram a produção a partir de 2020 até o começo deste ano.

Prova disso foi o desempenho de julho, quando os licenciamentos na União Europeia superaram 851 mil veículos, expansão de 15% ante o número de igual período do ano passado. Foi o décimo segundo mês consecutivo de crescimento do mercado regional, com quase todos os países reportando sólidos crescimentos, segundo a ACEA, a Associação dos Fabricantes´Europeus de Veículos.

Transcorridos os sete primeiros meses de 2023, as vendas europeias totalizaram 6,3 milhões de unidades, 17,6% acima dos licenciamentos de igual período de 2022, mas ainda 22% abaixo do resultado de 2019 para os mesmo meses.

Os principais países consumidores, de qualquer maneira, têm registrado avanços sólidos. Os quatro maiores, sempre da ordem de dois dígitos: Espanha (+21,9%), Itália (+20,9%), França (+15,8%) e Alemanha (+13,6%).

É notável o avanço das negociações com modelos elétricos e híbridos, que  vêm puxando as negociações e já respondem por cerca de um quarto das vendas. Em julho, apenas os elétricos a bateria esbarraram em 116 mil unidades negociadas, avanço de 60%, e representaram 13,6% das vendas.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, as vendas de carros elétricos a bateria aumentaram 54,7%, para 819,7 mil registros. Considerando também modelos híbridos, o mercado de eletrificados somou 1,6 milhão de unidades no acumulado, 28,5% a mais na comparação anual.

Mais de 2,3 milhões de automóveis a gasolina foram vendidos nos primeiros sete meses, aumento de 14,3% em relação a 2022. Por outro lado, veículos a diesel seguem ladeira abaixo, representaram somente 14,1% dos licenciamentos do mês passado.

LEIA MAIS

→ Venda de veículos comerciais na Europa segue aquecida


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás