Iniciativa amadurece plano de produção do modelo no País
A Volvo começa por Curitiba (PR) cronograma de demonstrações em operações reais com o BZL, ônibus urbano 100% elétrico da marca. Em parceria com a prefeitura o modelo atenderá de linhas de integração entre bairros e terminais do sistema BRT da cidade, rotas somam diariamente em tornam 135 mil passageiros.
A programação de teste se mostra decisiva para a produção do modelo no País. “Ainda não posso revelar uma data, já estamos preparando a fábrica com uma para eletrificação”, confirma André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
Segundo o executivo, para o projeto a fabricante aplica R$ 250 milhões, parte do programa de investimento de R$ 1,5 bilhão anunciado no começo do ano passado até 2025.
“Negociações com fornecedores já estão andamento”, afirma e adianta que um deles é a BorgWarner para suprimento de baterias a partir de Piracicaba (SP), unidade onde empresa investiu para montagem de células de baterias.
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O presidente da Volvo Buses conta que para o processo para a produção do BZL é relativamente simples, afinal, sistemas de freio, suspensão e direção são comuns ao ônibus convencional a combustão. “A flexibilidade da operação permite produção dos chassis na mesma linha, além de diferentes tamanhos.”
Com a eletrificação, a Volvo confirma que ampliará a oferta de chassis para diversas aplicações no transporte de passageiros, em categoria intermediárias e de alta capacidade como os articulados e biarticulados.
Um reforço na decisão de produzir o BZL no País, vem da própria cidade de Curitiba. O município, além de preparar um edital de compra em um novo modelo de concessão, já tem R$ 200 milhões reservados para aquisição do primeiro lote de 70 ônibus elétricos. A previsão é de que os novos veículos comecem a rodar a partir de junho de 2024.
O BZL, de Bus Zero Low, em referência a veículo de emissão zero e piso baixo, preparado para rodar em Curitiba, é configurado como 4×2, tem baterias de íon lítio de 94 kWh dispostas no teto. Conta um motor elétrico traseiro de 200 kW e torque de 425 Nm. O chassi foi encarroçado pela Marcopolo com a carroceria Attivi de 12,6 metros de comprimento. A capacidade nominal é para 80 passageiros e promete autonomia entre 200 e 300 km.
Além de Curitiba, a Volvo também preparou unidades do BZL de acordo com as autoridades do transporte local para demonstrações em São Paulo, na chilena Santiago e na capital colombiana Bogotá
Foto: Volvo Buses/Divulgação
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