Desenvolvido no Brasil com linha do Rota 2030, modelo é destaque da marca na Expointer
Apresentado pela primeira vez como um trator conceito no Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020, o primeiro trator acessível do mundo produzido por uma montadora já está disponível comercialmente no Brasil e é destaque no estande da CNH Industrial na 46ª edição da Expointer, em Esteio, RS. O evento estende-se até domingo, 3.
O modelo TL5 Acessível, da New Holland, é uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, possibilitando que elas exerçam de maneira independente suas atividades no campo.
“As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria. Essa, aliás, é a principal premissa da inclusão, já que essas pessoas possuem inúmeras habilidades e capacidades”, comenta Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
O novo trator, segundo o executivo, elimina barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina. O projeto de acessibilidade ao trator, que começou a ser desenvolvido pela New Holland em 2019, envolve parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá e o Senai – Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS
→New Holland investe em tratores com maior acessibilidade
→Pagamento com grãos digitais, a novidade da New Holland
“Como uma marca que se preocupa em melhorar a experiência do cliente, o trator acessível surgiu a partir de uma necessidade real de muitos agricultores, que foram fundamentais para que chegássemos ao produto final, focando sempre na segurança do operador”, explica Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da empresa na região.
Rota 2030
Dentre as alternativas avaliadas para tornar o projeto viável, a New Holland identificou-se uma oportunidade por meio de uma linha de financiamento do governo brasileiro, no contexto do Rota 2030, em que a maior parte do investimento é absorvida pelo governo como forma de apoiar e incentivar projetos de inovação como este da proposta de inclusão para o campo.
Desenvolvido a partir da linha de tratores TL5, o TL5 Acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv, voltado a pequenos, médios e grandes produtores.
“Ele pode ser usado nas principais tarefas dentro da propriedade rural, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais”, garante a empresa do Grupo CNH Industrial.
Foto: Divulgação/New Holland
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.