A Scania deu passo fundamental no processo de descarbonização no transporte com a inauguração de uma unidade de montagem de baterias em sua fábrica sede de Södertälje, na Suécia. O início da operação permite efetivar a produção em série de caminhões elétricos.
“Na Scania, o nosso propósito é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Com a montagem da bateria em operação, temos um dos principais facilitadores para acelerar a mudança para a eletrificação”, reforça em nota Christian Levin, presidente e CEO da Scania e do Grupo Traton.
LEIA MAIS
Scania inicia oferta de caminhão a gás com autonomia de 900 km
Scania substituirá o gás pelo biometano na operação de SBC
Para a operação, a Scania aportou 1,5 bilhão de coroas suecas (por volta de € 127 milhões). A fábrica receberá células de baterias desenvolvidas em parceria da Scania com a Northvolt e montadas na nova unidade, uma estrutura de 18 mil m². “A mudança para soluções eletrificadas é a maior transformação na história dos transportes e 2023 é o ano em que ela realmente decola”, resume o CEO.
Segundo a Scania, a montagem de baterias adjacente à linha de produção de chassis, recém-redesenhada justamente para absorver processo de eletrificação, criará 550 novos empregos.
Foto: Scania/Divulgação