Mercado

Com alta acima da média, picapes se destacam no ano

Crescimento é de 22,6% até agosto, enquanto a demanda por carros subiu 9,2%

A demanda por picapes tem sido decisiva para o crescimento do mercado brasileiro de veículos leves este ano. Enquanto a venda de automóveis teve alta de 9,2% até agosto, atingindo 1,06 milhão de unidades, a de picapes saltou 22,6%, de 204,4 mil para 250,6 mil unidades.

Considerando o segmento total de comerciais leves, que também inclui os furgões, o crescimento é de 17,7%, de 240,8 mil para 283,4 mil. Na soma dos automóveis, picapes e furgões, foram 1,35 milhão de unidades, de 10,9% sobre total de 1,21 milhão de emplacamentos dos primeiros oito meses de 2022.

LEIA MAIS

Disputa acirrada entre Onix e Polo pela vice-liderança

Com muitas novidades, picapes já respondem por 19,1% das vendas

Modelos como Fiat Strada e nova Chevrolet Montana têm contribuído para o desempenho positivo no segmento. A picape da marca italiana voltou a liderar as vendas em agosto, cravando a posição no ranking dos modelos leves no acumulado do ano. Dois hatches brigam pela segunda posição, o Onix, da General Motors, e o Polo, da Volkswagen.

E tem novos modelos recém-lançados ou em vias de chegar ao mercado, como a Rampage, da marca de luxo Ram, e a Titano, da Fiat, também pertencente ao grupo Stellantis.

Ao divulgar o balanço de vendas na terça-feira, 5, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, falou das alterações no perfil do mercado ao longo da vigência do pacote do carro mais barato, que favoreceu principalmente os modelos mais acessíveis.

“A participação dos hatches chegou a 28,6%, índice que caiu para 22,7% no mês passado após o fim dos incentivos do governo. Em contrapartida, a fatia dos SUVs, nessa mesma relação, subiu de 38% para 42%.

No total, as vendas internas atingiram 207,7 mil unidades em agosto, queda de 7,9% sobre julho, quando foram emplacados 225,6 mil veículos, entre leves e pesados. No acumulado do ano, são 1,433 milhão de emplacamentos, ante total de 1,3 milhão de janeiro a agosto do ano passado. O desempenho ainda é positivo em 9,4%.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás