Mercado

Nova Montana tem seu pior resultado em agosto

Vendas da picape caíram bem acima da média do mercado no último trimestre

A Nova Montana colheu em agosto seu pior resultado comercial desde que chegou ao mercado em março. O modelo da Chevrolet teve exatas 2.884 unidades licenciadas e encerrou o mês passado na terceira colocação no ranking de picapes grandes, definido pela Fenabrave.

A picape fabricada pela General Motors em São Caetano do Sul, SP, mais uma vez foi superada com facilidade pela Toyota Hilux, que ultrapassou os 4,4 mil licenciamentos, e pela Fiat Toro (4,6 mil), líder do segmento e principal concorrente da Nova Montana, seja pelo porte, perfil de utilização e faixa de preço.

Desde que chegou às revendas cercada de muita expectativa quanto à possibilidade de fazer frente à Fiat Toro, a Nova Montana passou longe disso. O melhor resultado foi alcançado no primeiro mês, quando quase 4 mil unidades foram negociadas — boa parte, naturalmente, para a própria rede de concessionárias, para utilização em test-drives.

A partir de então, porém, o patamar médio ficou na casa de 3,2 mil emplacamentos mensais, ante 4,6 mil licenciamentos da Toro, 50% a mais.

Mesmo considerando o declínio de quase 6% do segmento de picapes grandes na comparação entre o trimestre de junho a agosto com o imediatamente anterior, de março e maio, fica evidente que a Montana vai precisar muito mais do que a versão esportiva RS, lançada em  julho, para atrair mais ocnsumidores e ameaçar a Toro ou até mesmo a Hilux.

Nos primeiros três meses de vendas, a Nova Montana acumulou 10,7 mil licenciamentos. Já no último trimestre menos de 8,8 mil, queda de 18% ou  rês vezes a média do mercado. Nessa mesma comparação, a Toro vendeu 8,5% a menos.

LEIA MAIS

→ Com alta acima da média, picapes se destacam no ano

Passados os oito primeiros meses de 2023 — mas apenas seis de vendas efetivas — a Montana somou 19,9 mil unidades, 14% de participação no segmento. Desde o 2021 a General Motors deixara de fabricar a geração anterior, de menor porte e que tinha concorrente Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.

Na prática, portanto, as vendas da Nova Montana são totalmente adicionais e mantiveram a Chevrolet na briga com a Volkswagen pela vice-liderança do mercado brasileiro até agora.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás