Mercado

Nova Montana tem seu pior resultado em agosto

Vendas da picape caíram bem acima da média do mercado no último trimestre

A Nova Montana colheu em agosto seu pior resultado comercial desde que chegou ao mercado em março. O modelo da Chevrolet teve exatas 2.884 unidades licenciadas e encerrou o mês passado na terceira colocação no ranking de picapes grandes, definido pela Fenabrave.

A picape fabricada pela General Motors em São Caetano do Sul, SP, mais uma vez foi superada com facilidade pela Toyota Hilux, que ultrapassou os 4,4 mil licenciamentos, e pela Fiat Toro (4,6 mil), líder do segmento e principal concorrente da Nova Montana, seja pelo porte, perfil de utilização e faixa de preço.

Desde que chegou às revendas cercada de muita expectativa quanto à possibilidade de fazer frente à Fiat Toro, a Nova Montana passou longe disso. O melhor resultado foi alcançado no primeiro mês, quando quase 4 mil unidades foram negociadas — boa parte, naturalmente, para a própria rede de concessionárias, para utilização em test-drives.

A partir de então, porém, o patamar médio ficou na casa de 3,2 mil emplacamentos mensais, ante 4,6 mil licenciamentos da Toro, 50% a mais.

Mesmo considerando o declínio de quase 6% do segmento de picapes grandes na comparação entre o trimestre de junho a agosto com o imediatamente anterior, de março e maio, fica evidente que a Montana vai precisar muito mais do que a versão esportiva RS, lançada em  julho, para atrair mais ocnsumidores e ameaçar a Toro ou até mesmo a Hilux.

Nos primeiros três meses de vendas, a Nova Montana acumulou 10,7 mil licenciamentos. Já no último trimestre menos de 8,8 mil, queda de 18% ou  rês vezes a média do mercado. Nessa mesma comparação, a Toro vendeu 8,5% a menos.

LEIA MAIS

→ Com alta acima da média, picapes se destacam no ano

Passados os oito primeiros meses de 2023 — mas apenas seis de vendas efetivas — a Montana somou 19,9 mil unidades, 14% de participação no segmento. Desde o 2021 a General Motors deixara de fabricar a geração anterior, de menor porte e que tinha concorrente Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.

Na prática, portanto, as vendas da Nova Montana são totalmente adicionais e mantiveram a Chevrolet na briga com a Volkswagen pela vice-liderança do mercado brasileiro até agora.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás