Empresa

Produção de células de baterias une Cummins, Daimler Truck e Paccar

Joint venture projeta Investimento entre US$ 2 bilhões e 3 bilhões em fábrica de 21 GWh

A Accelera by Cummins, unidade de negócios de emissão zero da Cummins, anuncia joint-venture com a Daimler Truck e a Paccar  para acelerar a produção de células de baterias nos Estados Unidos, assim como a localização da cadeia de fornecimento. A construção de uma a fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) deve consumir investimento entre US$ 2 bilhões e US$ 3 bilhões.

Cada uma das três empresas terá 30% da joint venture e 10% será de propriedade da EVE Energy, que atuará como parceira tecnológica, contribuindo com seu conhecimento em design e fabricação.

O objetivo é atender o segmento de veículos comerciais elétricos e também o de aplicações industriais, “criando empregos altamente desejáveis no crescente setor de tecnologia limpa nos Estados Unidos”, conforme nota divulgada pela Cummins nesta segunda-feira, 11.

A produção inicial de células será concentrada na família de baterias com tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP) para caminhões comerciais elétricos a bateria. Essas célular LFP oferecem vantagens em comparação com outros produtos químicos de bateria, “incluindo menor custo, maior vida útil e maior segurança, sem a necessidade de matérias-primas de níquel e cobalto”.

Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins, fala da responsabilidade da empresa de descarbonizar de uma forma que seja melhor para todas as partes envolvidas e também para o planeta.

Isto requer trabalhar em estreita colaboração com os principais parceiros”, comentou o exetutivo, destacando que o anúncio da joint venture reflete justamente essa postura da empresa.

“Não estamos apenas avançando em uma solução tecnológica essencial para nossos clientes, mas também acelerando a transição energética nos Estados Unidos”.

Também Preston Feight, CEO da Paccar, falou da importância de uma parceria que ajudará os clientes a aprimorar suas operações e, assim, atingir suas metas operacionais e ambientais.

De acordo com Martin Daum, CEO da Daimler Truck, a joint venture permitirá economias de escala, constituindo-se em uma peça-chave da estratégia de industrialização de baterias da empresa, “garantindo o acesso à tecnologia certa e ao custo certo.”

LEIA MAIS


Foto: Divulgação/Cummins

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás