Com o novo nome de Mobilidade Verde, o segundo ciclo do Rota 2030 deve contemplar não apenas os automóveis mas todos os segmentos veiculares, incluindo motocicletas, máquinas agrícolas e rodoviárias e até mesmo bicicletas e triciclos.
A informação é do diretor de assuntos institucionais e governamentais da GWM Brasil, Ricardo Bastos, que na quinta-feira, 14, reuniu-se com o vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Servicos, Geraldo Alckmin.
Além de dirigente da montadora chinesa no Brasil, o executivo também é presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e em função desse cargo tem participado ativamente das reuniões em torno da nova fase do programa automotivo.
“Na segunda-feira, 11, o governo nos apresentou uma proposta sobre o novo ciclo e nos deu uma semana para apresentar eventuais sugestões”, informou Bastos, revelando que também a Anfavea e o Sindipeças estavam no encontro e receberam o documento para a devida análise antes da sua finalização.
A expectativa, dessa forma, é que na próxima segunda-feira, 18, o governo já tenha em mãos os subsídios para fechar o programa que foi rebatizado de Mobilidade Verde.
“Há empresas do setor de duas rodas e de bicicletas e triciclos interessadas em se associar à ABVE. São fabricante de veículos elétricos de grande importância no contexto da mobilidade”, comentou Bastos.
LEIA MAIS
→Alckmin recebe dirigentes da GWM para debater “Mobilidade Verde”
→Alckmin promete segunda fase do Rota 2030 para os próximos dias
Ele lembrou, ainda, que assim como os automóveis, também as máquinas agrícolas e rodoviárias exigente investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia para ter ganhos tecnologócios rumo à descarbonização proposta pelo setor automotivo.
Com relação aos carros, Bastos destaca estudos no país para desenvolver células de hidrogênio a etanol, o que pode ser um grande diferencial para a indústria brasileira. “Na nossa visão, é nessa área que o Brasil pode crescer e ser um exportador de novas tecnologias”.
Conforme já adiantou Geraldo Alkmin, a segunda fase do Rota 2030 vai contemplar incentivos para investimentos em P&D, via incentivos tributários e linhas especiais do BNDES. O banco estatal, inclusive, participou da reunião do dia 11 que reuniu as principais entidades do setor automotivo.
Foto: Pixabay
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024