Sem revelar o nome da montadora, a BorgWarner informa que trabalha em conjunto com uma fabricante de veículos instalada no Brasil no desenvolvimento de turbocompressor para equipar o motor de carro de passeio híbrido nacional, com lançamento previsto para 2025/2026.

Com participação de 50% no total de automóveis equipados com motorização turbo flex que rodam no Brasil, a Borg Warner garante que sua fábrica de Itatiba, no interior paulista, tem produtos com a mesma tecnologia utilizada nos veículos híbridos fabricados na Europa.

Vale lembrar que a Stellantis, que representa Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras marcas, anunciou para o próximo ano a produção de híbrido flex no País. A Volkswgen também tem projeto do gênero mas sem data anunciada de lançamento.

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Na América do Sul, os turbos da série B01 são aplicados em veículos como os Volkswagen Up!, Polo TSI, Nivus, Virtus e T-Cross 200TSI, e os modelos da Stellantis Jeep Compass e Renegade, e Fiat Toro Pulse e Fastback.

“Mantemos constante contato com outras plantas da BorgWarner e já identificamos as principais tendências na Europa em relação à motorização, diferenciação de ciclos e o que isso pode trazer de benefícios para a nossa região” comenta Wilson Lentini, diretor geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.

O executivo enfatiza que a fábrica de Itatiba está preparada para atender as demandas das montadoras instaladas no Brasil, “inclusive com toda a expertise da nossa engenharia local em desenvolvimentos para motores menores e flex”.

Maior fabricante de turbos na América Latina, a Borwarner tem produção anual de 500 mil componentes do gênero.


Foto: Divulgação/BorgWarner

 

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