Protótipo foi para a estrada e superou 1 mil quilômetros com apenas um abastecimento
Ainda há um longo caminho pela frente para o uso do hidrogênio no transporte se tornar realidade. Mas ao menos a Daimler Truck já aponta que o combustível tem vocação para as aplicações de longas distâncias rodoviárias.
Inciativa da fabricante batizada de #HydrogenRercordRun colocou na rodovia um protótipo do pesado Mercedes-Benz GenH2 para um desafio entre as cidades alemãs de Wörth e Berlin.
Em condições reais de tráfego e com 40 toneladas de peso bruto total combinado, o caminhão partiu na tarde de segunda-feira, 25, e finalizou viagem na manhã do dia seguinte, totalizando 1.045 quilômetros com apenas o abastecimento de hidrogênio líquido feito da partida. Para a façanha, o veículo foi equipado com dois tanques de 40 kg cada.
Para que ninguém duvide, todo o percurso, bem como o abastecimento da saída, teve inspeção da TÜV Rheinland, certificadora alemã de veículos e tecnologias.
LEIA MAIS
→Daimler apresenta caminhão movido a hidrogênio
→Daimler cria empresa para células de combustível
“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada”, disse Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e chefe de Tecnologia de Caminhões.
A empresa acredita que descarbonização no transporte seguirá tanto pela aplicação de baterias quanto pelo hidrogênio. A primeira solução, entende a Daimler, se mostra mais adequada para a distribuição urbana ou mesmo em rotas rodoviárias fixas e, a segunda, para as longas distâncias.
A fabricante reforça que o hidrogênio líquido é o que tem mais potencial para o transporte. O tipo de combustível entrega mais densidade de energia em comparação ao gasoso, o que aumenta de maneira significativa a autonomia, comparável às dos caminhões movidos a diesel.
Foto: Daimler Truck/Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027