Protótipo foi para a estrada e superou 1 mil quilômetros com apenas um abastecimento
Ainda há um longo caminho pela frente para o uso do hidrogênio no transporte se tornar realidade. Mas ao menos a Daimler Truck já aponta que o combustível tem vocação para as aplicações de longas distâncias rodoviárias.
Inciativa da fabricante batizada de #HydrogenRercordRun colocou na rodovia um protótipo do pesado Mercedes-Benz GenH2 para um desafio entre as cidades alemãs de Wörth e Berlin.
Em condições reais de tráfego e com 40 toneladas de peso bruto total combinado, o caminhão partiu na tarde de segunda-feira, 25, e finalizou viagem na manhã do dia seguinte, totalizando 1.045 quilômetros com apenas o abastecimento de hidrogênio líquido feito da partida. Para a façanha, o veículo foi equipado com dois tanques de 40 kg cada.
Para que ninguém duvide, todo o percurso, bem como o abastecimento da saída, teve inspeção da TÜV Rheinland, certificadora alemã de veículos e tecnologias.
LEIA MAIS
→Daimler apresenta caminhão movido a hidrogênio
→Daimler cria empresa para células de combustível
“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada”, disse Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e chefe de Tecnologia de Caminhões.
A empresa acredita que descarbonização no transporte seguirá tanto pela aplicação de baterias quanto pelo hidrogênio. A primeira solução, entende a Daimler, se mostra mais adequada para a distribuição urbana ou mesmo em rotas rodoviárias fixas e, a segunda, para as longas distâncias.
A fabricante reforça que o hidrogênio líquido é o que tem mais potencial para o transporte. O tipo de combustível entrega mais densidade de energia em comparação ao gasoso, o que aumenta de maneira significativa a autonomia, comparável às dos caminhões movidos a diesel.
Foto: Daimler Truck/Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…