Montadora sueca pretende ter apenas veículos elétricos a partir de 2030
Agora já tem até prazo oficial para o fim da era dos automóveis a diesel na Volvo. A montadora sueca, há treze anos uma empresa da gigante chinesa Geely, anunciou na semana passada que produzirá seu último automóvel movido com o combustível fóssil no começo do ano que vem.
“Motores elétricos são o futuro e são superiores a motores a combustão: geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, justifica Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
“Estamos focados em criar um vasto portfólio de carros 100% elétricos que entregam tudo o que nossos consumidores esperam de um Volvo e são uma parte importante da nossa resposta à mudança climática”, complementou o executivo.
A Volvo, que há apenas quatro anos tinha a maioria de suas vendas na Europa concentrada exatamento em veículos a diesel, assumiu mundialmente o compromisso de, a partir de 2030, produzir e comercializar apenas carros elétricos e chegar à neutralidade em todas as suas operações dez anos depois.
A definição de uma data para o encerramento da produção de veículos a diesel é um marco nessa trajetória e a coloca como primeira montadora a abandonar definitivamente a tecnologia criada há mais de um século.
“Já passou da hora dos líderes da política e da indústria de serem fortes e decisivos, e entregarem políticas e ações relevantes para combater a mudança climática”, complementou Rowan.
LEIA MAIS
→ Veículos a diesel desvalorizam mais e perdem mercado
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027