É o que indica pesquisa da ABB sobre perspectivas mundiais da produção automotiva
Pesquisa da ABB Robótica & Automação sobre perspectivas da produção automotiva mostra que a própria indústria considera inatingíveis as metas de adoção de veículos elétricos dentro dos prazos regulatórios estabelecidos atualmente.
Do total dos entrevistados, 59% fizeram essa avaliação ao destacar uma série de desafios, dentre os quais a adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, os altos níveis de investimento de capital necessários, a escassez de matérias-primas e a falta de infraestrutura adequada e de capacidade de rede.
Feita em parceria com a Automotive Manufacturing Solutions, a pesquisa mostrou que apenas 11% acreditam que todas as metas regionais para a adoção de VEs até 2030-2040 sejam realistas. Na avaliação dos 28% restantes, até é viável a possibilidade de os prazos serem cumpridos, mas para isso é necessário vencer uma série de desafios ainda existentes.
“A indústria automotiva está ciente das pressões e dificuldades envolvidas no cumprimento dos cronogramas regionais propostos para atingir a produção total de veículos elétricos”, comentou Joerg Reger, diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica, ao divulgar a pesquisa realizada junto a representantes de toda a cadeia automotiva.
O executivo disse que a automação é fundamental para garantiu maior eficiência e agilidade na produção na busca pelas metas estabelecidas atualmente.
LEIA MAIS
→Montadoras repensam abordagem “just in time”
→Montadoras são obrigadas a importar 20% dos componentes, revela Stellantis
“É por isso que estamos observando uma alta demanda por nossos robôs especializados em montagem de powertrain de veículos elétricos. Essas soluções reduzem os tempos de desenvolvimento, melhoram a flexibilidade, simplificam ainda mais o processo de produção e, por fim, reduzem os custos de fabricação.
Outro ponto abordado na pesquisa foram os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias. Dos entrevistados, 19% consideraram essa uma barreira relevante, enquanto 16% mostraram preocupação com os altos níveis de investimento de capital necessários.
Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de VEs por mais de um quarto (26%) dos entrevistados, enquanto 17% destacaram os altos preços dos veículos como a principal barreira ao crescimento dos modelos do gênero.
Foto: Divulgação/Volvo Car
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…