Antonio Filosa, principal responsável pela criação e condução da Stellantis na América do Sul, foi promovido a CEO mundial da marca Jeep em substituição a Christian Meunier, que se dedicará a projetos pessoais.
A operação sul-americana da Stellantis será comandada, a partir de novembro, por Emanuele Cappellano, que já conhece muito bem a região. Ele já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul de 2017 a 2021 e atualmente é, desde 2021, CEO para a América do Norte e Diretor Corporativo e de Estratégia do Grupo Marcolin.
“Quero aproveitar esta oportunidade para calorosamente agradecer a Christian e Carl por seu compromisso e contribuição em fazer da Stellantis a companhia líder que é hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que também nomeou Ashwani Muppasani, atual head de vendas nacionais na China, como Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na Índia & Ásia Pacífico, substituindo Carl Smiley.
“Tenho toda a confiança de que Emanuele e Ashwani, como EVPs recém-nomeados, bem como Antonio em seu novo cargo de CEO da marca Jeep, continuarão os caminhos traçados por seus antecessores e impulsionarão ainda mais a Stellantis a vencer durante este período de profunda mudança em nosso setor.”
Italiano, Filosa assumiu a então FCA, Fiat Chrysler Automobiles, na América Latina em 2018, depois de atuar como diretor-geral da operação da Argentina por dois anos.
A carreira do engenheiro no grupo, entretanto, começou bem antes. Ele ingressou na Fiat em 1999 e desde então acumulou extensa experiência internacional nas áreas de manufatura, compras, produtos, marketing e gestão de projetos.
LEIA MAIS
→ Stellantis reafirma investimentos em Porto Real
Sua primeira experiência na região começou em 2006, quando exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras da fábrica da Fiat de Betim, MG. Posterioremente, foi nomeado diretor-adjunto de manufatura e diretor de compras para a América Latina.
Com a constituição da Stellantis em 2021, coube a ele estruturar a fusão e sinergias da FCA com a PSA na América Latina, empresa que desde então é líder do mercado brasileiro e da América do Sul com cerca de um terço de participação de mercado, considerando as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.
Foto: Divulgação