Empresa

Antonio Filosa é promovido a CEO mundial da Jeep

Braço sul-americano da Stellantis será comandado por Emanuele Capellano a partir de novembro

Antonio Filosa, principal responsável pela criação e condução da Stellantis na América do Sul, foi promovido a CEO mundial da marca Jeep em substituição a Christian Meunier, que se dedicará a projetos pessoais.

A operação sul-americana da Stellantis será comandada, a partir de novembro, por Emanuele Cappellano, que já conhece muito bem a região. Ele já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul de 2017 a 2021 e atualmente é, desde 2021,  CEO para a América do Norte e Diretor Corporativo e de Estratégia do Grupo Marcolin.

“Quero aproveitar esta oportunidade para calorosamente agradecer a Christian e Carl por seu compromisso e contribuição em fazer da Stellantis a companhia líder que é hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que também nomeou Ashwani Muppasani, atual head de vendas nacionais na China, como Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na Índia & Ásia Pacífico, substituindo Carl Smiley.

“Tenho toda a confiança de que Emanuele e Ashwani, como EVPs recém-nomeados, bem como Antonio em seu novo cargo de CEO da marca Jeep, continuarão os caminhos traçados por seus antecessores e impulsionarão ainda mais a Stellantis a vencer durante este período de profunda mudança em nosso setor.”

Italiano, Filosa assumiu a então FCA, Fiat Chrysler Automobiles, na América Latina em 2018, depois de atuar como diretor-geral da operação da Argentina por dois anos.

A carreira do engenheiro no grupo, entretanto, começou bem antes. Ele ingressou na Fiat em 1999 e desde então acumulou extensa experiência internacional nas áreas de manufatura, compras, produtos, marketing e gestão de projetos.

LEIA MAIS

→ Stellantis reafirma investimentos em Porto Real

Sua primeira experiência na região começou em 2006, quando exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras da fábrica da Fiat de Betim, MG. Posterioremente, foi nomeado diretor-adjunto de manufatura e diretor de compras para a América Latina.

Com a constituição da Stellantis em 2021, coube a ele estruturar a fusão e sinergias da FCA com a PSA na América Latina, empresa que desde então é líder do mercado brasileiro e da América do Sul com cerca de um terço de participação de mercado, considerando as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás