Empresa

Antonio Filosa é promovido a CEO mundial da Jeep

Braço sul-americano da Stellantis será comandado por Emanuele Capellano a partir de novembro

Antonio Filosa, principal responsável pela criação e condução da Stellantis na América do Sul, foi promovido a CEO mundial da marca Jeep em substituição a Christian Meunier, que se dedicará a projetos pessoais.

A operação sul-americana da Stellantis será comandada, a partir de novembro, por Emanuele Cappellano, que já conhece muito bem a região. Ele já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da empresa na América do Sul de 2017 a 2021 e atualmente é, desde 2021,  CEO para a América do Norte e Diretor Corporativo e de Estratégia do Grupo Marcolin.

“Quero aproveitar esta oportunidade para calorosamente agradecer a Christian e Carl por seu compromisso e contribuição em fazer da Stellantis a companhia líder que é hoje”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que também nomeou Ashwani Muppasani, atual head de vendas nacionais na China, como Chief Operating Officer (COO) da Stellantis na Índia & Ásia Pacífico, substituindo Carl Smiley.

“Tenho toda a confiança de que Emanuele e Ashwani, como EVPs recém-nomeados, bem como Antonio em seu novo cargo de CEO da marca Jeep, continuarão os caminhos traçados por seus antecessores e impulsionarão ainda mais a Stellantis a vencer durante este período de profunda mudança em nosso setor.”

Italiano, Filosa assumiu a então FCA, Fiat Chrysler Automobiles, na América Latina em 2018, depois de atuar como diretor-geral da operação da Argentina por dois anos.

A carreira do engenheiro no grupo, entretanto, começou bem antes. Ele ingressou na Fiat em 1999 e desde então acumulou extensa experiência internacional nas áreas de manufatura, compras, produtos, marketing e gestão de projetos.

LEIA MAIS

→ Stellantis reafirma investimentos em Porto Real

Sua primeira experiência na região começou em 2006, quando exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras da fábrica da Fiat de Betim, MG. Posterioremente, foi nomeado diretor-adjunto de manufatura e diretor de compras para a América Latina.

Com a constituição da Stellantis em 2021, coube a ele estruturar a fusão e sinergias da FCA com a PSA na América Latina, empresa que desde então é líder do mercado brasileiro e da América do Sul com cerca de um terço de participação de mercado, considerando as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás